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Estoques de petróleo dos EUA sobem 3,939 milhões barris, afirma DoE

Os estoques de petróleo nos Estados Unidos aumentaram 3,939 milhões de barris, a 424,646 milhões de barris na semana passada, informou o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês). Analistas consultados pelo The Wall Street Journal projetavam queda de 1 milhão de barris. Os estoques de gasolina avançaram 1,458 milhões de barris, a 219,997 milhões de barris, enquanto a projeção era de queda de 600 mil barris. Já os estoques de destilados subiram 4,715 milhão de barris, a 120,638 milhões de barris. A previsão era de recuo de 400 mil barris. A taxa de utilização da capacidade das refinarias subiu de 94,3% para 94,9%, enquanto a projeção era de queda a 93,4%. Os estoques de petróleo no centro de distribuição de Cushing tiveram queda de 365 mil barris, a 23,857 milhões de barris. A produção média diária de petróleo subiu a 13,495 milhões de barris na semana. Com informações da Dow Jones Newswires. (Estadão Conteúdo)

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Reforma tributária: Veja as mudanças feitas por Braga no 2º projeto de regulamentação

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou nesta quarta-feira, 10, os principais pontos de seu relatório à segunda proposta para regulamentar a reforma tributária dos impostos sobre o consumo. O texto foi lido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e deve ser votado pelo colegiado em 17 de setembro. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 168/2024 tem o objetivo de criar regras para o Comitê Gestor do IBS, responsável por arrecadar e distribuir o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) - novo imposto de Estados e municípios - e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) - novo imposto federal - , que passarão a ser os principais tributos a incidir sobre as relações de consumo no País a partir de 2027 - com uma fase de teste já em 2026. O texto de Braga traz uma série de mudanças ao que foi aprovado pela Câmara: adiciona novas regras para o eldquo;imposto da herançaerdquo;, regulamenta a tributação de fundos de investimentos e patrimoniais e enquadra taxistas e mototaxistas na isenção dada a nanoempreendedores. O projeto recebeu mais de 300 sugestões de modificações, das quais foram acatadas integral ou parcialmente mais de 90. Segundo o senador, o texto foi negociado com a equipe econômica e deverá receber novas mudanças nos próximos dias. Veja as principais mudanças: Taxistas, mototaxistas e fretistas como nanoempreendedores O novo texto equipara taxistas, mototaxistas e fretistas aos motoristas de aplicativos como nanoempreendedores. Com isso, as categorias ficarão dispensadas do pagamento de IBS e CBS, desde que 25% da receita bruta mensal estejam dentro dos 50% do limite de renda previsto para o microempreendedor individual. Hotéis e parques de diversão e temáticos Braga inseriu um trecho para que hotéis, parques de diversão e parques temáticos, na venda de alimentação e bebidas, tenham o mesmo tratamento tributário de bares e restaurantes, ou seja, pagarão só 60% da alíquota geral do IBS e da CBS. O senador afirmou que a medida serve para evitar assimetrias concorrenciais. A mudança não inclui a venda de bebidas alcoólicas e de produtos alimentícios industrializados nesses estabelecimentos. Nesses casos, a tributação segue fora do regime específico. Imposto sobre herança Braga excluiu a incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), conhecido como eldquo;imposto sobre herançaerdquo;, sobre o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e sobre o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). A isenção atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou que a tributação do ITCMD sobre os produtos de previdência privada é inconstitucional. Braga ampliou a gama de opções para imunidade do imposto. Ele incluiu: Doações de imóveis destinados à reforma agrária; Transmissões à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; Transmissão de livros, jornais e periódicos (e seus insumos); Transmissão de fonogramas e videofonogramas musicais brasileiros. O relator também manteve a tributação sobre trusts no exterior, assim como contratos com características similares ao do trust. Estrutura do Comitê Gestor Braga definiu regras para o Comitê Gestor do IBS, que passará a atuar de forma permanente em 2026. Os mandatos do Conselho Superior serão de dois anos, e a presidência será alternada entre governadores e prefeitos. De forma provisória, o colegiado será formado por 14 representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e por 13 da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). O trecho foi incluído para tentar resolver um impasse entre as duas associações. Segundo Braga disse ao Estadão/Broadcast, as regras para o ano que vem ainda precisarão ser definidas. Condicionantes para isenção de fundos imobiliários e do agro Braga consolidou as regras sobre a cobrança da CBS e IBS sobre Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) e Fundos de Investimento em Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros). Segundo ele, as normas atendem uma demanda da equipe econômica. Atualmente, a lei determina que esses fundos serão isentos desses tributos, mas há insegurança jurídica sobre as condicionantes, por causa de vetos sobre o tema pendentes no Congresso. A regra continua sendo a isenção dos fundos que investem em eldquo;papéiserdquo;. No caso dos fundos que realizam operações com imóveis, só terão isenção caso atendam alguns requisitos, como a não concentração de cotas entre as mesmas pessoas ou empresas. Escalonamento do elsquo;imposto do pecadoersquo; para refrigerantes Braga estabeleceu uma tributação escalonada para as bebidas açucaradas - como refrigerantes - com o imposto seletivo (IS), conhecido como eldquo;imposto do pecadoerdquo;, que incide sobre bens considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente. O escalonamento da tributação vai de 2029 e 2033. O relator argumenta que esse tipo de bebida segue a mesma lógica dos cigarros e de bebidas alcoólicas, com taxação para desestimular o consumo, e sobre os quais já foi aprovado o escalonamento no primeiro projeto, em 2024. Combustíveis Braga modificou trechos do regime específico para tributação de combustíveis. A primeira mudança foi a inclusão de eldquo;correnteserdquo; de gasolina e diesel na lista de produtos que terão a tributação monofásica do Imposto sobre IBS e CBS, onde a cobrança é concentrada em um único ponto da cadeia. O senador argumenta que isso dificultará a sonegação de nafta, que tem sido usada como substituto de gasolina e diesel, como visto nas investigações da Operação Carbono Oculto. A outra modificação foi o adiamento para que o setor de gás combustível - gás natural, biometano e gás natural veicular - entre no regime específico, mantendo-o, por enquanto, no regime geral de tributação em todas as etapas da cadeia. O senador afirma que há eldquo;impossibilidade operacional de identificar o tipo de uso que será dado ao gás processado e ao biometanoerdquo;. Ele afirma, porém, que a situação é provisória, até que se defina como será feita a inclusão do setor no regime monofásico. Indústria petroquímica Braga disse estar mediando uma discussão entre os ministérios da Fazenda e da Casa Civil para produzir um texto à parte em relação à indústria petroquímica. O setor pede que o regime monofásico do nafta só valha para quando for utilizado para a mistura em combustíveis e não para outros usos, sob o argumento de que vai encarecer outros processos industriais. Cronograma O projeto tramita na CCJ do Senado, e a votação está prevista para 17 de setembro. O relator admite que deverão ser feitas mudanças durante a votação. Segundo ele, não há definição de data para votação no plenário do Senado. Caso seja aprovado, o texto voltará à Câmara.

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Maior adição de etanol faz a gasolina baixar de preço

A entrada em vigor do E30 (30% de etanol anidro na gasolina) em 1º de agosto, fez o preço do derivado de petróleo cair em 0,94% no mês passado, segundo o IBGE, que divulgou nesta quarta-feira, dia 10 de setembro, o Índice de Preços ao Consumido Amplo (IPCA). Até julho, vigorava o E27 (27% do bicombustível adicionado na gasolina). eldquo;A redução [de preços] se deve, especificamente na gasolina, [à] mistura do etanol [que] subiu para 30%erdquo;, explica, em nota, Fernando Gonçalves, gerente do IPCA do Instituto. Redução do IPCA e o Papel da Gasolina Redução do preço da gasolina ajudou na redução do IPCA O IPCA registrou deflação de 0,11% em agosto, ficando 0,37 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de 0,26% de julho. Este foi o primeiro resultado negativo desde agosto de 2024 (-0,02%) e o mais intenso desde setembro de 2022 (-0,29%). No ano, o IPCA acumula alta de 3,15% e, nos últimos 12 meses, o índice ficou em 5,13%, abaixo dos 5,23% dos 12 meses imediatamente anteriores. Além da queda de 0,94% no preço da gasolina, também caíram de valor, em agosto, o etanol (menos 0,82%) e o gás veicular (menos 1,27%). Por sua vez, o óleo diesel subuiu 0,16%.

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Operação Carbono Oculto revelou nível de sofisticação da fraude nos combustíveis, diz diretor-geral

Operação Carbono Oculto ajudou a revelar o nível de sofistifcação das fraudes no mercado de combustíveis e ressaltou a importância dos monitoramentos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ressaltou o novo diretor-geral da autarquia, Artur Watt, em entrevista ao estúdio eixos na Rio Pipeline eamp; Logistics na terça-feira (09/9). eldquo;Com esse programa de monitoramento, que é relevantíssimo, você consegue pautar a sua fiscalização para você ir justamente onde é mais necessárioerdquo;, ressaltou, em sua primeira entrevista exclusiva depois que assumiu o cargo, na sexta (05/9). Assista à entrevista na íntegra acima. A operação deflagrada no final de agosto é considerada a maior ofensiva do país até hoje contra a infiltração do crime organizado na economia formal. Watt lembrou que a agência colaborou com a operação por meio da fiscalização das fraudes e da verificação da adição indevida de metanol a combustíveis e venda de produtos fora das especificações. eldquo;A ANP acompanha e coloca os seus recursos em prol desse combate, esse tipo de ilegalidade que prejudica o consumidor, prejudica o país, prejudica a sociedade em diversas esferas. A ANP busca contribuir com todo o seu aparato e expertise para o combate a esse tipo de fraudeerdquo;, disse. Nesse contexto, Watt ressaltou ainda a importância da recomposição das verbas das agências reguladoras. Segundo ele, a ANP teve uma redução orçamentária nos últimos dez anos maior do que 80% em termos reais. eldquo;É realmente um patamar muito alto de redução, que você começa a cortar na carne, no osso, e acaba tendo necessariamente redução de programas fundamentais. Então, dentre outras coisas, investimentos em informática, inteligência, tratamento de dados, está tudo suspenso, simplesmente você vai apenas seguindo com o que você já tem e vai ficando defasadoerdquo;, afirmou. Watt abordou ainda a chegada de novas tecnologias ao setor, como o hidrogênio, e os desafios regulatórios com as novas atribuições à agência. Veja a seguir os principais temas abordados na entrevista: Cortes orçamentários nas agências reguladoras; Operação Carbono Oculto e combate a fraudes nos combustíveis; Manutenção regular de leilões de áreas de exploração e produção; Reposição de reservas; Uso dos recursos do petróleo para a transição energética; Papel do gás na transição energética; Espaço para o biometano e hidrogênio no mercado; Novas atribuições regulatórias atribuídas à ANP.

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Volvo lança recarga inteligente de carros eletrificados no País

A recarga dos veículos eletrificados está entrando na era da inteligência. A Volvo estreou, recentemente, a tecnologia Autocharge, que faz a leitura imediata da eldquo;identidadeerdquo; dos carros da marca no momento de sua conexão com os equipamentos DC (de carga rápida). O sistema é simples. O usuário ativa o Autocharge no aplicativo Volvo Car Eletropostos e, antes de iniciar a primeira recarga, faz um cadastro seguindo o passo a passo indicado no app. A partir da segunda conexão, a tecnologia funciona automaticamente, dispensando a necessidade de inserir as informações do automóvel, o que traz mais agilidade e economia de tempo na operação. eldquo;O Autocharge é uma espécie de biometria facial do automóvelerdquo;, afirma Guilherme Galhardo, head de eletrificação e digital da Volvo Brasil. eldquo;O equipamento reconhece de forma instantânea todos os dados armazenados e inicia a recarga. Nosso principal objetivo é facilitar a vida do consumidor.erdquo; Os estudos para implantar a tecnologia começaram no ano passado, juntamente com a WEG e a Enel, empresas responsáveis pelos equipamentos usados pela Volvo. eldquo;O que levou mais tempo foram os ajustes para o fornecimento de energia em vários Estados, que envolve 40 concessionárias com normativas diferentes. Em algumas localidades, às vezes nem chega energia suficienteerdquo;, destaca. INVESTIMENTO. Por enquanto, o Autocharge está disponível exclusivamente aos modelos da Volvo nos 145 conectores de carga rápida, instalados em 75 eletropostos da marca espalhados em todas as regiões do Brasil (32 na Sudeste, 20 na Nordeste, 11 na Centro-Oeste, nove na Sul e três na Norte). Eles já realizaram cerca de 196 mil recargas em um total de 3,9 milhões de kWh consumidos. Segundo a Volvo, tamanha estrutura endash; que exigiu R$ 70 milhões de investimentos endash; cobre 31 mil quilômetros de corredores e estradas do País. É possível, por exemplo, viajar de Pelotas (RS) a Jericoacoara (CE) se valendo da rede da Volvo em um percurso de mais de 5 mil quilômetros. eldquo;No segundo momento, o sistema será oferecido para carros elétricos de outras marcaserdquo;, antecipa. A novidade não provocou aumento nas tarifas de recarga para o consumidor. O preço continua R$ 4 por quilowatthora. eldquo;Os custos são altos para manter toda a infraestrutura. Ainda assim, não os repassamos para o clienteerdquo;, garante. O Autocharger se junta a outras funcionalidades presentes no aplicativo, como a localização de todos os pontos de recarga, a potência em kW dos carregadores e a possibilidade de reservar os conectores de carga rápida. BYD E TUPI. A plataforma também agrega praticidades como consultar os horários de maior movimento das estações e o nível de carga da bateria de outro veículo conectado. eldquo;Se antes de chegar ao eletroposto o motorista observar que o carro em processo de carregamento já está com 90% da bateria, então saberá que a operação termina Novidade não impactou o valor do serviço de recarga para o consumidor, que foi mantido em R$ 4 por kWh rá em poucos minutos e não precisará esperar sua vez por muito tempo. Se, por outro lado, estiver 20%, ele pode seguir viagem e procurar outro ponto de recargaerdquo;, explica Galhardo. Para o executivo, a infraestrutura de recarga ainda apresenta um campo vasto de desenvolvimento de novas soluções. A próxima cartada da Volvo deverá ser um sistema de armazenamento de energia, capaz de entregar elevadas potências de abastecimento dos veículos elétricos. Sem entrar em detalhes, Galhardo limitase a dizer: eldquo;Isso ajudará ainda mais o dono de carro elétricoerdquo;. A Volvo não foi pioneira na oferta da tecnologia da eldquo;biometriaerdquo; do automóvel. Em parceria com a BYD, a Tupi Mobilidade lançou o AutoCharger, em junho passado. O sistema é semelhante. Para usá-lo, é preciso conectar o veículo ao carregador e abrir o aplicativo BYD Recharge para fazer a validação da operação. Em seguida, o dispositivo endash; exclusivo aos modelos da fabricante chinesa endash; fará a leitura das informações do carro e enviará uma notificação ao cliente pelo app, liberando a utilização do AutoCharger. A recarga seguinte começará automaticamente apenas conectando o carro à estação, sem a obrigatoriedade de recorrer ao aplicativo. ebull;

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Carbono Oculto cita armazenamento de metanol em terminal do porto de Santos

Relatório do Ministério Público na megaoperação Carbono Oculto aponta que o metanol trazido por importadoras para o Brasil foi armazenado em especial em dois terminais marítimos: Cattalini, no porto de Paranaguá, no Paraná; e a Ultracargo, no porto de Santos. "O produto, no entanto, não é entregue nas referidas empresas endash;ao menos não no volume indicadoemdash;, mas destinados a postos diversos, exatamente para adulteração de combustíveis veiculares", diz o PIC (Procedimento Investigatório Criminal) 1005046-26.2025.26.0050, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Quando foi deflagrada a operação, no último dia 28, procuradores disseram que a distribuição do metanol não envolvia apenas postos de bandeira branca (sem contratos com grandes marcas de combustíveis) ou pequenas distribuidoras e terminais. Empresas importantes haviam sido usadas no esquema, mesmo que involuntariamente, segundo a investigação. A Ultracargo faz parte do Grupo Ultra, com atuação nos mercados de óleo, gás, especialidades químicas e varejo, segundo seu site. A Ultracargo é citada na investigação por causa de contratos para aluguel de tanques para três distribuidoras de combustíveis: Arka, Petroworld e Monte Cabral. Em nota, a Ultracargo informa que "não possui contratos ativos com as distribuidoras Monte Cabral Distribuidora de Combustíveis Ltda., Petroworld Combustíveis S.A. e Arka Distribuidora de Combustíveis Ltda. A empresa assegura a integridade e a conformidade de suas operações por meio de rigorosos processos de diligência, e pauta suas relações comerciais pelo compromisso com a ética, transparência e estrita conformidade legal". Representantes das outras empresas não foram localizados para comentar a investigação.

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