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PT define projeto do devedor contumaz como prioridade na Câmara

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), anunciou, nesta 2ª feira (1º.dez.2025), que os deputados do partido vão trabalhar prioritariamente pela aprovação do PL do Devedor Contumaz. O projeto de lei 125 de 2022, aprovado em 2 de setembro no Senado, pune empresas ou pessoas que fraudam a Receita Federal de maneira planejada como forma de obter vantagem competitiva. Ou seja, não pagam imposto deliberadamente para obter vantagens no mercado. eldquo;Amanhã [3ª feira], nossa prioridade absoluta no Colégio de Líderes é pautar o PL do Devedor Contumaz. O país não pode assistir, mais uma vez, a operações gigantescas contra esquemas bilionários de sonegação enquanto o projeto que fecha essas brechas permanece engavetadoerdquo;, afirmou Lindbergh em seu perfil oficial no X depois de se reunir com colegas da Câmara. Segundo o deputado, o projeto estabelece uma distinção clara entre o contribuinte comum e estruturas empresariais criadas especificamente para fraudar o Estado. A proposta foi elaborada para identificar e combater organizações que protegem laranjas e financiam atividades ilícitas. eldquo;O Congresso precisa dar uma resposta imediata. Pautar e votar o PL 125 de 2022 é defender o interesse público, proteger quem cumpre a lei e impedir que poucos continuem enriquecendo à custa da irresponsabilidade fiscal e da corrosão das contas públicaserdquo;, afirmou o petista. O deputado caracterizou a legislação como moderna e equilibrada. Ele ressaltou que o texto fortalecerá a Receita Federal e garantirá competição justa entre empresas. eldquo;Amanhã é dia de fazer o certo!erdquo;, declarou o deputado, referindo-se à reunião do Colégio de Líderes marcada para a 3ª feira (2.dez), onde serão definidas as pautas da semana da Câmara dos Deputados. Para ler esta notícia, clique aqui.

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Etanol vale mais a pena que gasolina em cinco estados, dizem dados da ANP

Vale mais a pena abastecer com etanol do que com gasolina comum em São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato grosso do Sul e Pernambuco. O levantamento é da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e reúne médias de preços de combustíveis entre 23 e 29 de novembro. Nos demais estados do país, a gasolina comum é economicamente mais vantajosa. O que aconteceu Etanol tem paridade inferior a 70% com a gasolina nos estados, ou seja, é economicamente mais vantajoso ao cliente. A paridade registrada foi de 66,8% no Mato Grosso do Sul, 68,6% em São Paulo, 68,7% no Paraná, 69,4% em Pernambuco e 69,9% no Mato Grosso. Para saber qual vale mais a pena, basta dividir o preço do litro do álcool pelo preço do litro da gasolina. Se o resultado for igual ou inferior a 0,7 (70%), o etanol vale mais a pena. Caso contrário, a gasolina é mais vantajosa. Etanol barateou em 11 estados; gasolina comum caiu em 16. As cinco maiores quedas de etanol foram no Rio Grande do Norte (R$ 0,19), Pernambuco (R$ 0,07), Bahia, Santa Catarina (R$ 0,03), Rio Grande do Sul (R$ 0,02). Para gasolina comum, foram em Pernambuco (R$ 0,17), Rio Grande do Norte (R$ 0,11), Maranhão (R$ 0,04), Ceará e Distrito Federal (R$ 0,03). Álcool aumentou em nove unidades federativas; gasolina comum subiu em seis. Os cinco maiores aumentos do etanol foram em Minas Gerais (R$ 0,10), São Paulo (R$ 0,04), Espírito Santo (R$ 0,03), Rio de Janeiro e Piauí (R$ 0,02). Para gasolina, foram no Acre (R$ 0,07), Rio Grande do Sul, Tocantins, São Paulo (R$ 0,02) e Piauí (R$ 0,01). Preços do etanol ficaram estáveis em seis estados e em cinco para gasolina. Preço do etanol não mudou no Amapá, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Paraná e Roraima. Para gasolina comum: Amapá, Amazonas, Bahia, Roraima e Sergipe. Gás de cozinha encareceu em sete estados, caiu em 19 e manteve preços só no Acre. Teve queda em Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Aumentou no Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e São Paulo. Para ler esta notícia, clique aqui.

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Petrobras eleva em 3,8% preço do querosene de aviação em dezembro

A Petrobras elevou em 3,8% preço médio do querosene de aviação (QAV) vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira (1º), informou a companhia em nota. O ajuste de dezembro corresponde a um aumento de R$ 0,13/litro em relação ao preço de novembro. Em março, a estatal reduziu o preço do QAV em 5,9%, queda de, aproximadamente, R$ 0,25 por litro. "No acumulado do ano, o aumento é de 1,3%, o que corresponde a um acréscimo de R$ 0,05/litro, comparando com o preço em dezembro de 2024", explicou a petroleira. Os ajustes do QAV da Petrobras ocorrem todo começo de mês, conforme previsto em contratos. A Petrobras destaca que sua atuação no mercado de QAV se dá exclusivamente na venda do produto para distribuidoras, sejam refinados em suas unidades ou importados. As distribuidoras, por sua vez, são responsáveis por transportar e comercializar o combustível para empresas aéreas e outros consumidores finais nos aeroportos, além de revendedores. A infraestrutura de abastecimento e instalações nos aeroportos é gerida pelas distribuidoras e revendedores. Na última semana, a estatal aprovou um orçamento de US$ 109 bilhões (R$ 580 bilhões) para os próximos cinco anos, 1,8% inferior ao vigente no plano anterior. Embora a queda no valor global seja pequena, houve um corte de 7% no valor da carteira de projetos firmes. O plano foi recebido com desconfiança pelo mercado financeiro, especialmente sobre os primeiros anos, em que a Petrobras terá menos flexibilidade para cortar investimentos, com risco de impacto do baixo preço do petróleo sobre os dividendos.

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Queda nas vendas de veículos no segundo semestre assusta montadoras

As vendas de veículos leves e pesados registraram queda em novembro, o que deve comprometer o resultado esperado para 2025. Foram emplacadas 253,5 mil unidades no último mês, uma queda de 10,7% na comparação com outubro, segundo dados baseados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Em relação a novembro de 2024, a queda é de 8,2%. Os resultados puxaram para baixo o crescimento no acumulado do ano, que agora está em 1,1% emdash;até outubro, a alta era de 2,2%. Mas esse não é o índice que mais preocupa. O problema maior está na desaceleração no segundo semestre. Entre julho e novembro, foram comercializados 1,21 milhão de veículos no Brasil, uma retração de 2,3% na comparação com o mesmo período de 2024. Representantes da indústria já demonstram preocupação com dezembro, que historicamente é o mês mais forte de vendas no ano. A queda é atribuída principalmente ao impacto da Selic (taxa básica de juros do país) sobre o custo do crédito e ao orçamento das famílias. Dados da Peic, pesquisa sobre endividamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), mostrou que o percentual de famílias que possuíam contas em atraso alcançou 30,5% em setembro, o maior valor da série histórica. Em agosto, a Anfavea (associação das montadoras) revisou as perspectivas para o ano. A entidade projetou um crescimento de 5% nas vendas, sendo que o número divulgado anteriormente previa uma alta de 6,5%. Agora, há o receio de o ano fechar no mesmo patamar de 2024 ou, no pior cenário, registrar queda. A retração no mercado de veículos novos ocorre em meio à alta geral nos parcelamentos. Segundo dados da B3, a Bolsa de Valores do Brasil e operadora do SNG (Sistema Nacional de Gravames), foram financiadas 697 mil unidades em outubro, o maior volume para o mês desde 2007. Entretanto, o dado reúne também as motocicletas e os carros usados, que são os principais responsáveis pelo resultado. Entre as montadoras associadas à Anfavea, a preocupação está na perda de participação de mercado em meio à chegada das concorrentes chinesas. A General Motors, por exemplo, registrou uma queda de 13,2% nas vendas entre janeiro e outubro em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são da Fenabrave (associação que reúne os distribuidores de veículos). No caso da GM, o período sem grandes lançamentos é uma das justificativas para o resultado. Espera-se pela retomada em 2026, com a chegada do SUV compacto Chevrolet Sonic. Todas as montadoras aguardam por melhores condições de crédito. É esperado ainda que a implementação do IPI Verde, que entrou em prática em novembro, ajude a melhorar a rentabilidade e a diminuir um pouco os preços praticados no varejo.

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ANP adota nova forma de divulgação de dados de incidentes

ANP adotou nova forma de apresentação de informações de dados de incidentes ocorridos nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural (Eeamp;P) no site da Agência. A principal mudança é a divulgação da operadora e da instalação onde ocorreu o incidente, imediatamente após o recebimento da notificação do incidente pela ANP. Anteriormente, essas informações eram divulgadas somente após a conclusão da investigação do incidente, nos relatórios de investigação. A alteração atende à Decisão da Diretoria da ANP no. 319, de 29/05/2025, e visa assegurar o acesso à maior quantidade de dados relativos a incidentes na área da segurança operacional, proporcionando mais transparência a todas as partes interessadas, como agentes regulados, trabalhadores e a sociedade em geral. Os dados podem ser consultados em: Dados Abertos de Incidentes de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural Painel Dinâmico de Incidentes em Exploração e Produção

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Petrobras: Ampliação vai quase triplicar postos de trabalho em refinaria em Pernambuco, diz Magda

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou nesta segunda-feira, 1º, que, com a conclusão do trem 2 da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, a unidade vai ser capaz de processar 260 mil barris de petróleo por dia quando as obras estiverem concluídas. O lançamento da obra será na terça-feira, 2, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. eldquo;Ampliar essa refinaria é gerar empregos. Hoje temos 5,7 mil trabalhadores contratados, e a expectativa é de que chegue a 15 mil postos de trabalho, além de outras 10 mil que serão contratadas em paradas de manutenção ao longo do quinquênio do nosso Plano de Negócioserdquo;, disse a executiva, ressaltando que a Petrobras vai qualificar trabalhadores pelo programa eldquo;Autonomia e Rendaerdquo;. eldquo;Temos 7,5 mil vagas desse programa para Pernambucoerdquo;, informou em evento online antes de embarcar para Pernambuco. Magda informou que, do volume total processado, 70% será diesel S-10, menos poluente, e os 30% restantes serão divididos entre gasolina, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e nafta. O gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia da Petrobras, Flávio Casa Nova, informou que, as obras em andamento na refinaria somam R$ 8 bilhões. O ano de conclusão da obra, segundo o gerente-geral da refinaria, Marcio Maia, é 2029. Além do segundo trem de processamento de petróleo, a Abreu e Lima vai ganhar uma usina solar fotovoltaica de 12 megawatts (MW) para o abastecimento próprio. Impacto no Porto de Suape A ampliação da refinaria vai aumentar também a parceria da Petrobras com o Porto de Suape, disse a CEO. Atualmente, a estatal já é responsável por 81% da movimentação do porto, informou a executiva. eldquo;Nesse porto (Suape) a gente pode dizer que a Petrobras opera 81% da movimentação. Quando a gente fala em expansão da refinaria, estamos falando da expansão das atividades da Petrobraserdquo;, disse Magda.

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