Sindiposto | Notícias

O recente embargo do Reino Unido à companhia russa 2Rivers (antiga Coral Energy Group) deixou em apuros grandes distribuidoras brasileiras, como Raízen, Ipiranga, entre outras. Na busca por novos fornecedores, há grandes chances de ficarem nas mãos dos EUA.

O Brasil importa cerca de 20% do diesel que consome e, deste total, cerca de 80% é fornecido atualmente pela 2Rivers, segundo a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis).

Como mostrou a Folha, a importação do produto russo é crescente desde 2022, quando quintuplicou após as sanções internacionais aplicadas a Moscou devido à guerra na Ucrânia e ao redirecionamento das cargas para outros mercados. O valor se multiplicou por 47 em 2023. Em 2024, houve novo aumento, de 19%.

Neste momento, essas distribuidoras avaliam alternativas para cobrir um fornecimento tão grande, e em tão pouco tempo, sem que haja aumento de preços.

Executivos do setor afirmam que correm contra o tempo para encontrar fornecedores emdash;algo considerado pouco provável até o momento.

Eles consideram que há consequências em realizar negócios com a 2Rivers como sanções do Reino Unido e de outros países europeus e até potencial de danos às negociações do acordo entre Mercosulendash;União Europeia, do qual o Brasil é o maior interessado.

Antecedentes

Em 9 de maio, no mesmo dia em que Lula se encontrava com Vladimir Putin em território russo, o Reino Unido anunciou sanções contra a 2Rivers por "obtenção de benefícios ou apoio ao governo da Rússia".

Por conta de frequentes sanções europeias aplicadas à economia comandada por Putin desde o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia, o Brasil se tornou um dos principais consumidores do diesel russo. Em 2024, ficou atrás apenas da Turquia no ranking dos compradores do produto.

Consultada, a Ipiranga disse que não comenta questões comerciais ou contratuais específicas e afirmou que eventuais alterações na oferta de terceiros no setor não impactam, neste momento, a operação da companhia nem geram expectativa de reajuste nos preços praticados.

A Raízen não quis comentar.

Fonte/Veículo: Folha de São Paulo (Painel S.A.)

Leia também:

article

Encontro da Região Norte em Palmas traz momento de união da revenda

O XX Encontro de Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniência da Região Norte do Brasil ( [...]

article

Petrobras é nomeada depositária dos combustíveis da Refit retidos pela Receita Federal

A Petrobras informou à Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo [...]

article

Risco de desabastecimento de chips para a indústria automotiva ainda não está zerado, diz Anfavea

A crise no fornecimento de chips para a indústria automotiva começa a se normalizar com a retomad [...]

Como posso te ajudar?