Sindiposto | Notícias

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou neste domingo, em vídeo publicado nas redes sociais, que o relator na Comissão de Constituição e Justiça da proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o fim da escala 6x1 será indicado no início desta semana.

endash; Acabei de fazer uma reunião de trabalho com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Leur Lomanto Jr. (União Brasil-BA), para tratar do trâmite da PEC 6x1 na comissão. O relator na proposta na comissão já será indicado no início dessa semana endash; disse o presidente da Câmara, acrescentado que ficou combinado que admissibilidade será votada até o final do mês de março.

endash; O debate será ampliado na comissão especial que será criada após a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça

A movimentação marca mais um passo da tramitação do tema na Casa e ocorre em meio ao esforço do comando da Câmara para se associar a pautas de apelo popular, com potencial repercussão eleitoral.

A proposta reúne textos apresentados pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que defendem mudanças na Constituição para permitir a redução da jornada semanal de trabalho, com a revisão do atual modelo de seis dias de trabalho para um de descanso.

Após a análise de admissibilidade na CCJ emdash; etapa em que os deputados avaliam se a proposta respeita os limites constitucionais emdash; o texto seguirá para uma comissão especial, responsável por discutir o mérito da mudança. Só depois dessa fase a PEC poderá ser levada ao plenário da Câmara, onde precisará do apoio de ao menos 308 deputados em dois turnos de votação.

A discussão sobre o fim da escala 6x1 tem mobilizado centrais sindicais e parlamentares da base governista, enquanto enfrenta resistência de setores empresariais, que alertam para possíveis impactos sobre custos e produtividade. O avanço da proposta ocorre num momento em que lideranças do Congresso buscam se posicionar em debates de forte repercussão social, às vésperas do ciclo eleitoral de 2026.

Fonte/Veículo: O Globo

Leia também:

article

Empresários preparam contra-ataque ao fim da jornada de trabalho 6x1

Associações, empresários e frentes parlamentares definiram um plano para tentar frear o fim da jo [...]

article

Economia brasileira cresceu 2,2% em 2025, aponta prévia da FGV

A economia brasileira cresceu 2,2% em 2025, na comparação com 2024, estimou a pesquisa Monitor do [...]

article

Setores afetados resistem à fixação de alíquotas do Imposto Seletivo

A fixação das alíquotas do Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos e serviços nocivos à saú [...]

Como posso te ajudar?