Sindiposto | Notícias

Mesmo com uma certa trégua nos ataques diretos ao Banco Central (BC) e no debate sobre revisão de meta de inflação, as expectativas inflacionárias para este e o próximo ano continuaram a subir e a se desviar da metas definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), conforme o Boletim Focus divulgado ontem.

A projeção para o IPCA endash; índice oficial de inflação endash; deste ano subiu de 5,79% para 5,89%. Para 2024, horizonte cada vez mais relevante para a estratégia de convergência à inflação do BC, a projeção também avançou, de 4% para 4,02%.

A mediana na pesquisa para a inflação oficial em 2023 está bem acima do teto da meta (4,75%), apontando para três anos de descumprimento do mandato principal do BC, após 2021 e 2022.

A mediana para a taxa Selic no fim de 2023 continuou em 12,75% ao ano, enquanto para o término de 2024 se manteve em 10%.

No Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês, o BC atualizou suas projeções para a inflação no cenário de referência com estimativas de 5,6%, em 2023, e 3,4% para 2024. ebull;

Fonte/Veículo: O Estado de S.Paulo

Leia também:

article

UBS BB prevê corte de 11% no preço da gasolina pela Petrobras

A Petrobras (PETR3; PETR4) deve reduzir o preço da gasolina em 11% no segundo trimestre de 2025, [...]

article

Geração Z é cada vez mais 'Nem Nem Nem' por escolha: não tem emprego, não estuda nem faz treinamento

Assim como Peter Pan, há um grupo crescente de integrantes da Geração Z que se recusa a crescer e [...]

article

Atividade econômica tem alta de 1,3% no primeiro trimestre

A atividade econômica no Brasil registrou alta no primeiro trimestre do ano, de acordo com inform [...]

Como posso te ajudar?