Sindiposto | Notícias

A Acelen, companhia controlada pelo Mubadala que opera a Refinaria de Mataripe, na Bahia, tem buscado expandir sua participação no Nordeste. Avanços foram alcançados, segundo a empresa, no mercado de gasolina em Pernambuco e no Maranhão, mas o objetivo é aumentar o alcance de outros produtos, como o combustível marítimo, o eldquo;bunkererdquo;.

eldquo;Estamos ampliando a relevância no Nordesteerdquo;, disse Cristiano da Costa, vice-presidente comercial da Acelen. eldquo;Desde quando assumimos [em 2022], foram investidos R$ 3 bilhões na revitalização da refinaria. Nos tornamos a segunda maior do país, com 14% da capacidade total de refino e 42% da capacidade do Nordeste.erdquo; A primeira do ranking é a Refinaria de Paulínia (Replan), segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em 2022, quando a unidade foi vendida pela Petrobras, a então Refinaria Landulpho Alves (Rlam) tinha 2% do mercado de gasolina do Maranhão e 5% de Pernambuco. Hoje, Mataripe atende 35% do consumo de gasolina do Maranhão e 36% de Pernambuco. eldquo;A região Nordeste é deficitária em capacidade de refino. A maior parte do abastecimento era de produto importado ou por cabotagem da Petrobraserdquo;, disse Costa. Para ler esta notícia, clique aqui.

Fonte/Veículo: Valor Econômico

Leia também:

article

Fim da escala 6x1 requer diálogo, e aprovação pode vir em 2026

O fim da escala 6x1 requer muito diálogo para que a medida seja validada no Congresso em 2026 e p [...]

article

Supermercados do Espírito Santo testam nova escala 6x1, com folga todo domingo

A Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) do Espírito Santo decidiu testar [...]

article

StoneX espera que Sul e Sudeste guiem o crescimento da demanda por diesel B em 2026

A StoneX projeta que o consumo de diesel B no Brasil deve atingir 69,1 milhões de m³ em 2025, o q [...]

Como posso te ajudar?