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A União Europeia está avaliando a possibilidade de adiar por cinco anos a decisão de proibir a produção de carros com motor de combustão após forte pressão de alguns dos maiores fabricantes da região.

A Comissão Europeia deve revelar mudanças na próxima semana em suas regras que visam a transição do setor automotivo para longe dos combustíveis fósseis até 2035. Vários governos e fabricantes de automóveis, da Itália à Polônia, dizem que a mudança planejada para abandonar a tecnologia atual é muito agressiva e pode acabar com uma das indústrias centrais da região.

A estratégia da comissão é permitir uma extensão de cinco anos do uso do motor de combustão até 2040 em híbridos plug-in e veículos de autonomia estendida. Isso será baseado na condição de que eles funcionem com biocombustíveis avançados e os chamados e-combustíveis emdash;fabricados usando CO2 capturado e eletricidade renovávelemdash; além de usar aço verde em sua fabricação, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Tal projeto permitirá que a UE ainda vise emissão zero em novos carros de passageiros até 2035, dependendo dos parâmetros exatos da proposta, disseram as pessoas. Também abordará as preocupações de várias nações produtoras de carros e peças, que pediram que tecnologias limpas além de veículos puramente elétricos sejam usadas após essa data.

As discussões continuam dentro da comissão e os detalhes ainda podem mudar, alertaram as pessoas. A comissão tem uma política de não comentar sobre regulamentações em fase de elaboração.

Embora as montadoras ganhem tempo para mudar para veículos totalmente elétricos, há a preocupação que grupos ambientais questionem a mudança, alegando que cria novas brechas que comprometam a ambição climática da Europa e arrisquem deixar os principais fabricantes de automóveis da região ainda mais atrás da China na corrida para o transporte rodoviário movido a bateria.

A proporção de híbridos plug-in e veículos de autonomia estendida que poderão ser vendidos no mercado europeu após 2035 ainda precisa ser decidida, segundo as pessoas que falaram sob condição de anonimato, pois as discussões estão em andamento. Os detalhes técnicos principais sobre e-combustíveis e biocombustíveis avançados também ainda estão sendo acertados, disseram eles.

Embora os e-combustíveis possam, em teoria, ser neutros em termos climáticos, eles são caros e a tecnologia está em estágio inicial. O benefício das emissões dos biocombustíveis é muito debatido, assim como a pressão que podem exercer sobre terras que poderiam ser usadas para a produção de alimentos.

O anúncio previsto para a próxima semana também deve incluir o adiamento de planos para definir como as emissões dos carros híbridos plug-in são calculadas. A comissão havia considerado mudar para um sistema que mede a poluição no mundo real em vez da métrica atual, que usa suposições de laboratório que subestimam significativamente as emissões reais.

O pacote automobilístico virá junto com uma proposta para aumentar a participação de veículos elétricos em frotas corporativas e mudanças nas regras de emissões para veículos pesados.

(Bloomberg)

Fonte/Veículo: Folha de São Paulo

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