Sindiposto | Notícias

A economia brasileira continuou em desaceleração no terceiro trimestre deste ano, com leve avanço de 0,1% em relação aos três meses imediatamente anteriores, apontam dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados nesta quinta (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado veio após elevação de 0,3% no segundo trimestre e de 1,5% no primeiro.

Analistas do mercado financeiro esperavam variação positiva de 0,2%, de acordo com a mediana das projeções coletadas pela agência Bloomberg. O intervalo das estimativas ia de -0,5% a 0,3%.

A economia nacional abriu o ano de 2025 com o impulso da safra recorde de grãos, mas passou a dar sinais de desaceleração após esse empurrão do campo e com a permanência dos juros altos.

A agropecuária teve variação positiva de 0,4% no terceiro trimestre, e a indústria, de 0,8%. O setor de serviços, que tem maior peso na economia, ficou praticamente estável (0,1%).

A taxa básica de juros (Selic) atravessou o terceiro trimestre em 15% ao ano, o que tende a dificultar os investimentos produtivos e o consumo de parte dos bens e serviços.

Ao manter a Selic no patamar de dois dígitos, o BC (Banco Central) tenta esfriar a atividade econômica para baixar a inflação. Isso porque uma demanda mais contida tende a reduzir a pressão sobre os preços.

Se de um lado os juros desafiaram o PIB nos últimos meses, de outro o mercado de trabalho seguiu mostrando sinais de força no Brasil. O desemprego em queda e a renda em alta beneficiam o consumo.

Fonte/Veículo: Folha de S.Paulo

Leia também:

article

Escala 6x1: subcomissão da Câmara deve analisar parecer do relator; veja os principais pontos

A subcomissão da Câmara dedicada à análise da PEC que extingue a escala 6x1 pode analisar nesta q [...]

article

3tentos investirá em etanol de milho no Pará

A 3tentos anunciou ontem investimento em uma nova indústria de etanol de milho, no Pará. O cresci [...]

article

Brasil bate recorde de idosos trabalhando; quase metade dos homens de 60 a 69 tem alguma ocupação

A proporção de idosos trabalhando atingiu patamar recorde em 2024. O nível de ocupação de pessoas [...]

Como posso te ajudar?