Sindiposto | Notícias

Relatório do Ministério Público na megaoperação Carbono Oculto aponta que o metanol trazido por importadoras para o Brasil foi armazenado em especial em dois terminais marítimos: Cattalini, no porto de Paranaguá, no Paraná; e a Ultracargo, no porto de Santos.

"O produto, no entanto, não é entregue nas referidas empresas endash;ao menos não no volume indicadoemdash;, mas destinados a postos diversos, exatamente para adulteração de combustíveis veiculares", diz o PIC (Procedimento Investigatório Criminal) 1005046-26.2025.26.0050, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Quando foi deflagrada a operação, no último dia 28, procuradores disseram que a distribuição do metanol não envolvia apenas postos de bandeira branca (sem contratos com grandes marcas de combustíveis) ou pequenas distribuidoras e terminais. Empresas importantes haviam sido usadas no esquema, mesmo que involuntariamente, segundo a investigação.

A Ultracargo faz parte do Grupo Ultra, com atuação nos mercados de óleo, gás, especialidades químicas e varejo, segundo seu site.

A Ultracargo é citada na investigação por causa de contratos para aluguel de tanques para três distribuidoras de combustíveis: Arka, Petroworld e Monte Cabral.

Em nota, a Ultracargo informa que "não possui contratos ativos com as distribuidoras Monte Cabral Distribuidora de Combustíveis Ltda., Petroworld Combustíveis S.A. e Arka Distribuidora de Combustíveis Ltda. A empresa assegura a integridade e a conformidade de suas operações por meio de rigorosos processos de diligência, e pauta suas relações comerciais pelo compromisso com a ética, transparência e estrita conformidade legal".

Representantes das outras empresas não foram localizados para comentar a investigação.

Fonte/Veículo: Folha de S.Paulo

Leia também:

article

CPI do Crime Organizado recebe diretor-geral da PF nesta terça, em meio a discussões sobre o Projeto

A CPI do Crime Organizado vai ouvir nesta terça-feira (18) o diretor-geral d [...]

article

Petrobras faz nova descoberta em Campos

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (17) uma nova descoberta no pós-sal da Bacia de Campos. [...]

article

Novas tecnologias podem zerar pegada de carbono do etanol, apontam Embrapa e Unicamp

Um estudo assinado por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente e da Universidade Estadual de Campi [...]

Como posso te ajudar?