Sindiposto | Notícias

O secretário especial de Análise Governamental da Presidência da República, Bruno Moretti, é o principal cotado para a presidência do Conselho de Administração da Petrobras, com a saída de Pietro Mendes, que vai assumir uma cadeira na diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), apurou o Estadão/Broadcast. O nome dele circula desde o fim do ano passado.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está defendendo o nome de Moretti. Segundo relatos, o economista também é próximo de Rui Costa, ministro da Casa Civil. Há o argumento de que Moretti tem atuado eldquo;firmeerdquo; nas pautas do interesse da União desde o início do governo.

Um nome provisório deve assumir a presidência do Conselho. Neste caso, Renato Galuppo é o mais cotado. Galuppo já está presidindo o Comitê Pessoas da Petrobras, o que facilita a transição.

Perfil

Bruno Moretti é economista pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em Economia da Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Ele tem passagens por diferentes ministérios.

Iniciou sua carreira como analista de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento. Foi diretor da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos e também foi diretor e Secretário-Executivo Substituto da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

Atualmente, além de ocupar o cargo de Secretário Especial de Análise Governamental da Presidência da República, Moretti já é Conselheiro de Administração da Petrobras.

Fonte/Veículo: O Estado de São Paulo

Leia também:

article

Novas tecnologias podem zerar pegada de carbono do etanol, apontam Embrapa e Unicamp

Um estudo assinado por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente e da Universidade Estadual de Campi [...]

article

Semana decisiva da COP30 começa com proposta para acelerar afastamento de combustíveis fósseis

Caberá aos ministros desbloquear ou travar ainda mais as discussões, focadas em tópicos como adap [...]

article

Vendas no varejo devem subir até janeiro de 2026, aponta IDV

Os últimos dados do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Va [...]

Como posso te ajudar?