Sindiposto | Notícias

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) revelou os resultados de um estudo colaborativo realizado com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o Circuito Biogás nos Estados, promovido pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).

O evento aconteceu na Associação Comercial do Rio de Janeiro e trouxe comparações entre técnicas analíticas para determinar a composição do biometano.

Cristiane Augusto, chefe do Laboratório de Análise de Gases da Divisão de Metrologia Química (Dimci/Dquim/Lanag) do Inmetro, foi a responsável pela apresentação do estudo em um workshop. Ela ressaltou a importância do trabalho do laboratório para o desenvolvimento das técnicas de análise de biometano, um combustível renovável vital para o futuro energético do Brasil.

O estudo evidenciou a importância de viabilizar metodologias alternativas para determinar a composição majoritária do biometano, com o objetivo de simplificar e agilizar essa mediçãoerdquo;, afirmou Cristiane.

O evento contou com a participação de diversas empresas privadas e órgãos públicos do Estado do Rio de Janeiro. O circuito fluminense foi também marcado pela assinatura de um decreto regulamentando a política estadual de gás natural renovável. Durante o evento, painéis discutiram os desafios e as oportunidades que o biogás e o biometano apresentam para o setor energético.

O Circuito Biogás nos Estados é um evento itinerante que busca promover a troca de conhecimento e inovação no setor de biogás. Especialistas e autoridades se reúnem para discutir os desafios e as oportunidades dessa fonte de energia limpa, contribuindo para o avanço tecnológico e a sustentabilidade no Brasil.

Fonte/Veículo: JornalCana

Leia também:

article

Dívida de devedores contumazes com a União poderia quadruplicar investimentos de segurança pública

Um levantamento do Instituto Combustível Legal (ICL), com base em dados do Ministério da Fazenda [...]

article

Petróleo cai com temor de excesso de oferta e projeções de superávit a partir de 2026

Os contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta quinta-feira, 6, em meio à percepção de [...]

article

Petrobras lucra R$ 32,7 bilhões no terceiro trimestre, alta de 0,5% em um ano

A Petrobras registrou lucro líquido de R$ 32,7 bilhões no terceiro trimestre de 2025, alta de 0,5 [...]

Como posso te ajudar?