Sindiposto | Notícias

O Senado aprovou ontem o projeto de lei que garante incentivos tributários que chegam a R$ 18,3 bilhões em cinco anos para investimentos em hidrogênio verde. O texto original endash; que havia sido vetado pelo governo por indefinição sobre medidas de compensação para a renúncia fiscal endash; foi modificado, em acordo entre Planalto e Congresso, o que facilitou a aprovação. A votação foi simbólica (sem registro nominal de votos). O texto segue para sanção presidencial.

A proposta cria incentivos para descarbonizar a matriz energética brasileira, por meio do Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro). Os créditos fiscais serão concedidos de 2028 a 2032. Hidrelétricas e produtores de biocombustíveis, como etanol, também poderão participar do Rehidro, que inclui ainda biomassa, biogás, biometano e energias eólica e solar.

O projeto também define que a concessão do crédito fiscal será feita apenas após procedimento concorrencial. Os benefícios corresponderão a créditos da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Fonte/Veículo: O Estado de S.Paulo

Leia também:

article

BYD quer 'virar a página' e estuda abrir fábrica de Camaçari (BA) para visitas

Para se afastar das polêmicas e reforçar sua presença nacional, a BYD estuda uma nova estratégia: [...]

article

Por que a América Latina não consegue abrir mão do petróleo

Às vésperas da COP30, Lula se apresentou como líder ambiental, destacando a queda no desmatamento [...]

article

Dívida de devedores contumazes com a União poderia quadruplicar investimentos de segurança pública

Um levantamento do Instituto Combustível Legal (ICL), com base em dados do Ministério da Fazenda [...]

Como posso te ajudar?