Sindiposto | Notícias

A Petrobras assinou dois novos contratos com a TechnipFMC para aquisição de equipamentos submarinos e dutos flexíveis para os campos de Búzios, Libra, Tupi, Atapu, Sépia, na Bacia de Santos, e de Roncador, na Bacia de Campos. Os acordos assinados nesta terça (17/9) somam R$ 2,9 bilhões e a expectativa é de até 60% de conteúdo local.

Os contratos preveem a fabricação dos equipamentos nacionais com mínimo de 55% e 40% para prestação de serviços. Segundo a Petrobras, a fornecedora informou que pretende superar o conteúdo requerido, atingindo um percentual de aproximadamente 60% de contratação nacional durante a vigência dos contratos.

Um dos acordos firmados com a TechnipFMC prevê o fornecimento de até 19 árvores de natal molhadas (ANMs)emdash; equipamento que permite abrir e fechar válvulas do poço emdash;, além de cinco unidades de distribuição eletro-hidráulicas (UDEHs) com equipamentos sobressalentes e serviços associados de assistência técnica, instalação, intervenção, preservação e manutenção dos equipamentos.

Já o contrato de linhas flexíveis prevê o fornecimento de até 27,9 km de dutos flexíveis do tipo riser emdash; duto que liga uma plataforma a um sistema submarino emdash; para injeção de gás com acessórios e serviços associados de armazenagem, assistência técnica, supervisão, montagem e logística.

Os equipamentos serão fabricados no parque industrial da TechnipFMC, na cidade do Rio de Janeiro, e na fábrica de flexíveis no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), com início ainda em 2024. As demandas de serviços serão atendidas nas fábricas da empresa localizadas em Macaé e Porto do Açu, ambas no estado do Rio de Janeiro.

Equipamentos submarinos como ANMs e risers flexíveis de injeção de gás são essenciais para a produção e desenvolvimento ideais de reservatórios offshore. As árvores de natal controlam o fluxo de petróleo e gás em poços submarinos, garantindo operações seguras e eficientes. Enquanto isso, os risers permitem que o gás seja injetado no poço para aumentar a produção do campo.

Fonte/Veículo: Eixos

Leia também:

article

BYD quer 'virar a página' e estuda abrir fábrica de Camaçari (BA) para visitas

Para se afastar das polêmicas e reforçar sua presença nacional, a BYD estuda uma nova estratégia: [...]

article

Por que a América Latina não consegue abrir mão do petróleo

Às vésperas da COP30, Lula se apresentou como líder ambiental, destacando a queda no desmatamento [...]

article

Dívida de devedores contumazes com a União poderia quadruplicar investimentos de segurança pública

Um levantamento do Instituto Combustível Legal (ICL), com base em dados do Ministério da Fazenda [...]

Como posso te ajudar?