Sindiposto | Notícias

O republicano Donald Trump inicia seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20/1), em meio a uma tendência de alta nos preços do barril de petróleo no curto prazo.

Nos últimos dias, a commodity chegou a ter um alívio, após o anúncio do cessar-fogo entre Israel e Hamas.

  • No entanto, as restrições dos EUA ao suprimento na Rússia e a expectativa de novas sanções ao Irã tendem a afetar a oferta global e a impactar os preços.
  • Trump prometeu reduzir os custos de energia no país e estimular a indústria de exploração de produção de petróleo e gás. Também tem criticado fontes de energia renováveis, como a geração eólica.
  • O antecessor, Joe Biden, anunciou nas suas últimas semanas como presidente um veto a atividades de Eeamp;P em milhares de hectares no país.

Para o Brasil, os receios recaem sobre os impactos nos preços dos combustíveis.

É importante lembrar que a cotação do diesel e da gasolina dependem não apenas do preço do barril no mercado internacional, mas também da variação do dólar endash; que, no fim das contas, sofre impactos das políticas do novo presidente dos

EUA, sobretudo na área comercial.

  • Desde 2023, a Petrobras passou a adotar uma política em que leva em consideração também fatores como o custo de oportunidade e as alternativas concorrentes disponíveis para definir a precificação dos combustíveis.
  • Ainda assim, depois dos movimentos do mercado nas últimas semanas, os preços da companhia indicam forte defasagem endash; similar aos patamares que levaram a reajustes nos últimos anos.

Fonte/Veículo: Eixos

Leia também:

article

Encontro do Norte do Brasil reúne revenda do país em Palmas

O XX Encontro de Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniência do Norte do Brasil, que ser [...]

article

COP-30: 'Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa', diz Renan

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta segunda-feira, 10, que se o mundo utilizas [...]

article

Preço do frete tem 3ª queda seguida ajudado por diesel estável e maior fiscalização

O preço médio do frete por quilômetro rodado no Brasil registrou a terceira queda mensal consecut [...]

Como posso te ajudar?