Silveira: tarifa do setor elétrico pode cair 26% em dezembro de 2027 com abertura do mercado
O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD), disse nesta quarta-feira (25/6), q [...]
A partir de 1º de agosto de 2025, os postos de combustíveis de todo o Brasil passarão a comercializar a nova gasolina E30. A decisão foi aprovada nesta quarta-feira (25) pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e sob o comando do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Do ponto de vista prático, a mudança na gasolina comum deve baratear o combustível nas bombas em até R$ 0,11 - conforme projeção do próprio MME. O valor é um pouco menor que os R$ 0,13 estipulados em março, quando o ministério anunciou a aprovação da nova gasolina nas provas técnicas.
Segundo o MME, a transição do E27 para o E30 evitará a importação de 760 milhões de litros de gasolina por ano. Isso representará um aumento de 1,5 bilhão de litros na demanda por etanol e um investimento estimado em R$ 9 bilhões no setor. Além disso, o aumento do etanol vai impulsionar a produção nacional de biocombustíveis e pode até tornar o Brasil independente da importação de gasolina. A ver.
O que muda na gasolina E30
A nova Lei do Combustível do Futuro, sancionada em outubro de 2024 pelo presidente Lula, vai aumentar o teor de etanol anidro na gasolina. Atualmente, o percentual do derivado da cana-de-açúcar na gasolina comum é de 27%, onde 18% é o valor mínimo.
Com a mudança, o mínimo de etanol passará a ser de 22%, e o teto, de 35%. Porém, de início, o aumento da mistura será de 30%, conforme aprovado pelo Ministério de Minas e Energia em dezembro (veja aqui).
Os testes de validação feitos pelo MME em colaboração com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) tiveram patrocínio de produtores de etanol. E foram acompanhados por entidades do setor automotivo, como Anfavea, Sindipeças, Abraciclo e Abeifa.
Essa validação técnica era obrigatória para garantir que não haverá prejuízos aos consumidores e aos veículos. Os testes com a nova gasolina E30 foram feitos no início do ano no laboratório de motores e veículos do IMT, em São Caetano do Sul (SP). Lá foram testados 15 veículos de diferentes anos, incluindo modelos antigos, todos com motores apenas a gasolina.
Uma das simulações verificou o comportamento dos motores durante a partida a frio. Segundo Renato Romio, professor e chefe do laboratório do IMT, os motores abastecidos com a gasolina E30 não apresentaram defeitos. Nem no consumo, nem na potência.
Carros podem perder autonomia total
Segundo Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da Associação Brasileira Engenharia Automotiva (AEA), os ensaios com a nova gasolina avaliaram diferentes aspectos.
eldquo;São três categorias: dirigibilidade, onde testam-se os efeitos no automóvel, como a partida a frio e a condução do veículo; compatibilidade de materiais, onde se mede corrosão e resposta de materiais elastoméricos, injeção e afins; e emissõeseldquo;.
Dessa forma, alguns efeitos são esperados. Por exemplo, o aumento do percentual de etanol resultará em uma queima mais limpa no escape. Além disso, deve afetar o consumo dos veículos. eldquo;Com a adição de 3% de etanol na mistura, o motorista pode sentir diferença na autonomia total, que pode baixarerdquo;, explica Gonçalves.
Gonçalves também alerta para donos de veículos importados. eldquo;Esses modelos podem levar mais tempo até estarem aptos a rodar com a nova gasolinaerdquo;, pontua o diretor de combustíveis da AEA.
Fonte/Veículo: O Estado de S.Paulo
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