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A gasolina brasileira é frequentemente alvo de críticas por parte dos motoristas, que enfrentam problemas como bicos injetores entupidos e motores com funcionamento irregular. No entanto, Boris Feldman, especialista automotivo, esclarece um ponto crucial: a gasolina nacional é considerada uma das melhores do mundo, mas apenas quando sai da refinaria.

Feldman explica que a qualidade do combustível pode ser comprometida durante o longo trajeto até chegar ao tanque do veículo. eldquo;A gasolina brasileira é a melhor do mundo quando sai da refinaria. Mas aí ela percorre uma longa trajetória até chegar no seu tanqueerdquo;, afirma o especialista.

O caminho da gasolina e os riscos de adulteração

O percurso do combustível envolve três etapas principais: a distribuidora, o transporte por caminhão e o posto de combustível. Em cada uma dessas fases, há riscos de adulteração:

  1. Na distribuidora, pode ocorrer o aumento da quantidade de etanol na gasolina ou até mesmo a adição de metanol, um álcool tóxico e corrosivo proibido para esse fim.
  2. Durante o transporte, se o caminhão não for devidamente lacrado, existe a possibilidade de manipulação do combustível, como a retirada de gasolina e adição de etanol ou água.
  3. Nos postos de combustíveis, infelizmente, há casos de quadrilhas que dominam alguns estabelecimentos, podendo comprometer ainda mais a qualidade do produto.

Feldman ressalta a importância de estar ciente desses riscos: eldquo;Não ponha a mão no fogo porque quando ela chega no tanque do seu automóvel ela pode estar em excelentes condições, mas pode estar adulterada porque teve alguma desonestidade no caminho entre a refinaria e o tanque do seu automóveleldquo;.

Diante desse cenário, é fundamental que os consumidores estejam atentos e procurem abastecer em postos de confiança, preferencialmente de bandeiras conhecidas, que costumam ter controles mais rigorosos sobre a qualidade do combustível comercializado.

Fonte/Veículo: CNN Brasil

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