Sindiposto | Notícias

Na disputa pelos clientes, redes de postos de combustíveis apostam em soluções online para personalizar o atendimento e em programas de finalidade para cada perfil de cliente.

As duas bandeiras preferidas por paulistanos, segundo levantamento do Datafolha, dizem adotar estratégias de marketing com foco na inovação e atribuem o sucesso das marcas à qualidade de produtos e à comunicação com clientes. Ipiranga e Shell foram citadas, cada uma, de forma espontânea, por 28% dos entrevistados.

Na avaliação de Marcelo Paganini de Toledo, professor de marketing do curso de administração da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a relação entre postos e consumidores ainda é distante e pouco explorada pelo setor.

"Como as pessoas costumam abastecer perto de casa, os postos podem se beneficiar ao investir em programas de relacionamento e acompanhar o ciclo de vida do veículo, oferecendo serviços personalizados e relevantes", afirma.

A Shell está de olho nisso. "Queremos criar um ecossistema de parcerias", diz Ricardo Berni, diretor executivo de marketing da Raízen, empresa licenciada responsável pelos postos e pela distribuição de combustíveis da marca. "O cliente abastece na Shell, acumula pontos e usa em redes parceiras, como farmácias e supermercados. Com inteligência artificial conseguimos identificar quais parcerias fazem mais sentido para cada tipo de cliente", afirma.

O crescimento dos serviços online é uma prioridade estratégica, explica Berni. Atualmente, 35% dos consumidores utilizam o aplicativo da empresa. O executivo aponta um crescimento anual de 15% na adesão aos serviços online e projeta uma expansão contínua em 2025.

A solução digital da rede Ipiranga também foca em melhorar a experiência do cliente por meio de benefícios personalizados. Além disso, a marca visa otimizar a operação nos postos por meio da automação de pagamentos através do aplicativo.

"Nosso aplicativo permite abastecer, acumular pontos e usar os créditos com descontos na loja de conveniência. Com o programa de fidelidade, o cliente ganha 2 pontos por real abastecido no posto favorito e 1 ponto nos demais, acumulando benefícios de forma prática e rápida." afirma Júlio Sattamini, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios.

De acordo com José Alberto Gouveia, presidente do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo), o setor cresceu 4% em 2024. No entanto, a fiscalização ainda é o principal desafio, e a confiança do consumidor se torna um fator decisivo na competitividade das empresas.

Segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), cada uma das duas bandeiras tem cerca de 400 postos na cidade de São Paulo. O preço final do combustível é definido diretamente pelos revendedores e pode variar conforme a região.

IPIRANGA

  • 28% é o total de menções da marca
  • 11 é o número de vitórias na categoria

"Com o programa de fidelidade, o cliente acumula benefícios de forma prática e rápida" - Júlio Sattamini, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga.

SHELL

  • 28% é o total de menções da marca
  • 4 é o número de vitórias na categoria

"O crescimento dos serviços online é uma prioridade estratégica" - Ricardo Berni, diretor executivo de marketing da Raízen.

Fonte/Veículo: Folha de São Paulo

Leia também:

article

Shell desiste de projeto de geração solar em Minas Gerais

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) revogou a autorização para implantação das Centrai [...]

article

Indicador do etanol hidratado fecha semana estável

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do etanol hidratado encerraram a última semana prati [...]

article

Produção total de petróleo e gás da Petrobras fica estável no 1º tri

A produção total de petróleo e gás da Petrobras somou 2,77 milhões de barris de óleo equivalente [...]

Como posso te ajudar?