Sindiposto | Notícias

A relatora do projeto de lei da reciprocidade na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Tereza Cristina (PP-MS), afirmou nesta quarta-feira, 2, que o setor do etanol é o que mais preocupa dentro do eldquo;tarifaçoerdquo; prometido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para o período da tarde. A declaração ocorreu em entrevista à Globonews.

eldquo;O etanol é um setor que tem grande preocupaçãoerdquo;, afirmou a senadora, ao lembrar da semelhança entre os produtos agrícolas comercializados por Brasil e EUA. eldquo;Nós competimos em muitos desses produtoserdquo;, acrescentou Cristina, que foi ministra da Agricultura durante governo Jair Bolsonaro.

Segundo a parlamentar, a taxa de importação do etanol dos EUA endash; alta, na visão dela endash; pode ser discutida. eldquo;Ela pode ser colocada à mesa, mas não pela imposição que eles querem, é aquilo que cabe na nossa economiaerdquo;, ressaltou. Cristina citou preocupação também com os setores de carne e açúcar brasileiros.

Trump deve anunciar as tarifas ao mundo na tarde desta quarta-feira. Sobre isso, a senadora espera que os EUA não sejam injustos e que não tragam prejuízo à economia brasileira. Se o país for impactado, ela defende o caminho da negociação. eldquo;Eu pegaria a minha mala amanhã, iria para os Estados Unidos e ia sentar lá para discutir com o governo americano tarifas mais justas possíveis para as duas parteserdquo;, afirmou.

Além disso, na visão dela, se os EUA taxarem parceiros comerciais brasileiros, há uma oportunidade do Brasil exportar aos países atingidos pelas tarifas.

A senadora foi relatora do PL da Reciprocidade, projeto que prevê uma resposta do Brasil a eldquo;medidas unilateraiserdquo; de países que impactem comércio internacional brasileiro.

Ela disse ter conversado com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para acelerar a proposição na Casa Baixa do Congresso. Além disso, segundo Cristina, eldquo;tudo indicaerdquo; que o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) será indicado para a relatoria do projeto.

(Estadão Conteúdo)

Fonte/Veículo: IstoÉ Dinheiro

Leia também:

article

Produção de carros em abril é a maior em 6 anos

A produção de veículos no mês de abril foi a maior em seis anos para o pe [...]

article

Avanço da produção deve garantir alta do lucro da Petrobras no 1º trimestre, dizem analistas

Os contratos futuros do petróleo fecharam com forte valorização nesta quinta-fei [...]

article

Sinais de desaquecimento preocupam Anfavea

Apesar de os resultados finais do quadrimestre serem positivos, as vendas de veículos começam a d [...]

Como posso te ajudar?