Sindiposto | Notícias

Os acionistas minoritários da Petrobras indicaram José João Abdalla Filho, Aloisio Macário Ferreira de Souza e Thales Kroth de Souza para concorrer à eleição para o conselho de administração da estatal na assembleia geral ordinária e extraordinária (AGOE) marcada para 16 de abril. A estatal também confirmou as indicações da União, conforme antecipado pela agência eixos.

Abdalla Filho é candidato à recondução, enquanto Ferreira de Souza concorre à vaga deixada por Marcelo Gasparino, que renunciou em fevereiro. Ambos foram indicados pelo Fundo de investimento em ações Dinâmica Energia (FIA Dinâmica), administrado pelo Banco Clássico.

Já Kroth se autoindicou. Ele chegou a concorrer a uma vaga no ano passado, mas não foi eleito.

Os nomes anunciados até o momento são candidatos à disputa de vagas por meio do sistema de voto múltiplo.

Os acionistas minoritários têm ainda dois representantes escolhidos pelo sistema de eleição em separado da União, vagas que atualmente são ocupadas por Jerônimo Antunes, indicado pelos acionistas detentores de ações preferenciais, e Francisco Petros, representante dos detentores de ações ordinárias.

A União indicou oito nomes para o conselho. A novidade foi o nome de José Fernando Coura, executivo do setor mineral brasileiro.

Coura foi indicado para substituir Vitor Saback, secretário de Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD).

Além dele, o governo indicou para a recondução o atual presidente do conselho, Pietro Mendes, e a CEO da estatal, Magda Chambriard, assim como Renato Galuppo, Bruno Moretti e Rafael Dubeux.

Completam a lista da União: Benjamin Alves Rabello Filho e Ivanyra Maura de Medeiros Correia, que também haviam sido indicados na última assembleia, mas ficaram de fora da composição final.

Ao todo, o conselho de administração da Petrobras é composto por 11 membros. A atual composição inclui seis conselheiros indicados pela União, uma conselheira eleita pelos trabalhadores e quatro representantes dos acionistas minoritários.

A assembleia de acionistas da Petrobras está marcada para 16 de abril. Até lá, os nomes ainda precisam passar pela análise do comitê de pessoas (Cope), governança interna da companhia que realiza avaliações prévias de integridade e conformidade.

Fonte/Veículo: Eixos

Leia também:

article

Etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos no Brasil

Antes completamente refém da cana-de-açúcar para a fabricação de etanol, o Brasil diversificou a [...]

article

Shell anuncia nova campanha de Shell V-Power etanol em parceria com marca Senna

A Raízen, que licencia a marca Shell no Brasil, acaba de lançar a segunda fase da campanha public [...]

article

Projeto exige autorização para o exercício da atividade de formulação de combustíveis

O Projeto de Lei 4257/24 proíbe novas autorizações para empresas atuarem na formulação de gasolin [...]

Como posso te ajudar?