Pix supera transações em cartão, boleto e cheque no Brasil juntas
O Pix registrou 63,8 bilhões de operações em 2024 e superou, sozinho, todas as transações feitas [...]
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta terça-feira, 4, que recebeu uma encomenda do governo federal de empurrar o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Segundo ela, essa tarefa será cumprida por meio de uma série de investimentos em exploração e produção de óleo, refino, fertilizantes e transição energética. Um exemplo é a fábrica de Três Lagoas (MS) que irá produzir fertilizantes no Centro-Oeste.
eldquo;Teremos muita coisa no refino e transição energética em 2025, tanto em investimento para expansão quanto em manutenção de refinarias. Pretendemos investir em ampliação de capacidadeerdquo;, disse. Ela falou na abertura do Fórum Brasil de Energia, organizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Refino
A executiva lembrou que a Petrobras acabou de concluir um novo trem na refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, que vai acrescentar 25 mil barris por dia de diesel à produção da Petrobras.
Além disso, a companhia vai investir para concluir o segundo trem previsto para a Rnest e no polo Boaventura, o antigo Comperj, em Itaboraí (RJ), para viabilizar novas cargas. A expectativa é que haja um acréscimo de 200 mil barris de combustível por dia só com otimização do parque, os chamados eldquo;revampserdquo;.
eldquo;A Petrobras está determinada a fomentar um ciclo virtuoso de investimentos. Isso vai exigir um esforço muito grande, haverá necessidade de dezenas de milhares de postos de trabalhoerdquo;, disse Magda.
eldquo;A indústria tem de estar pronta e, os trabalhadores, capacitados. O sucesso da Petrobras depende de que vocês respondam a essa demanda de forma tempestivaerdquo;, continuou para uma plateia formada por executivos ligados a empresas da cadeia de óleo e gás, boa parte fornecedoras da Petrobras.
Investimento maior
Só em refino, lembrou Magda, a Petrobras pretende investir US$ 19,6 bilhões nos próximos cinco anos. eldquo;Há muito tempo que esse elsquo;mid e downstreamersquo; (atividades de refino e de logística) não vê tanto dinheiro. Está chegando por aí, isso é realerdquo;, disse.
Ela observou que a sua gestão já tem e deve investir relativamente mais do que a companhia tem feito historicamente, quando cumpria apenas 70% do capex (despesas de capital) previsto no plano estratégico. De forma geral, disse, isso vai levar a um impacto real de 35% a mais de investimento, um porcentual que vai ficar acima disso considerando apenas o refino.
O plano estratégico até 2028 prevê altas de 9% no investimento geral e 17% só no refino ante o documento anterior, o que deve ser mais do que triplicado considerando o esforço de alinhamento entre previsão e realização intentado pela atual gestão.
Fonte/Veículo: O Estado de São Paulo
O Pix registrou 63,8 bilhões de operações em 2024 e superou, sozinho, todas as transações feitas [...]
O Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira (16), a prorrogação da entrada em vigor d [...]
Alguns processadores de cana-de-açúcar no Brasil estão acompanhando de perto a diferença de preço [...]