Petróleo fecha em leve alta com dólar enfraquecido, apesar de aumento na oferta
Os contratos futuros de petróleo encerraram a sessão desta quinta-feira, 13, em leve alta, em peq [...]
A Refinaria Riograndense (RPR) realizou, com sucesso, o teste de coprocessamento de 5% de óleo de pirólise de biomassa ou bio-óleo (matéria-prima de biomassa não alimentar) com carga mineral, informou a Petrobras nesta segunda-feira. Localizada em Rio Grande (RS), a refinaria tem participação societária da Petrobras, Ultra e Braskem. A unidade tornou-se a primeira do país em condições de produzir combustíveis com conteúdo celulósico.
Com tecnologia desenvolvida pela Petrobras, o teste de coprocessamento ocorreu na unidade de craqueamento catalítico (FCC) da RPR, teve 7 dias de duração e foi concluído em 17 de fevereiro. Uma equipe técnica altamente especializada da Petrobras e da Riograndense acompanhou o planejamento e execução dos procedimentos, dando suporte nas etapas de comissionamento, partida, operação e parada do sistema de fornecimento e injeção do bio-óleo na unidade.
O bio-óleo é um líquido viscoso, de coloração escura, rico em compostos orgânicos. Assim como o petróleo, precisa de tratamentos adicionais para ser usado em motores ou turbinas. Ao ser coprocessado na unidade de FCC da RPR, foi convertido em diversas frações como gás combustível, GLP e componentes para formulação de gasolina e combustível marítimo com conteúdo renovável.
Fonte/Veículo: Monitor Mercantil
Os contratos futuros de petróleo encerraram a sessão desta quinta-feira, 13, em leve alta, em peq [...]
A descarbonização do setor automotivo não pode ser apenas pela eletrificação dos veículos, de aco [...]
A redução do preço da gasolina pela Petrobras em outubro começou a ter efeito este mês. O preço m [...]