Ano:
Mês:
article

Juros elevados nos EUA por mais tempo podem afetar demanda de petróleo e preços caem

Os preços do petróleo caíram mais de 1% nesta quarta-feira, 22, recuando pelo terceiro dia consecutivo, com dirigentes do Fed reacendendo preocupações sobre a demanda por petróleo ao indicarem que os cortes nas taxas de juros nos Estados Unidos podem ser adiados devido à inflação sustentada. Os futuros do petróleo Brent fecharam em queda de US$ 0,98, ou 1,18%, a US$ 81,90 por barril, enquanto o petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) dos EUA caiu US$ 1,09, ou 1,39%, para US$ 77,57. Ambos os contratos de referência encerraram com recuo de cerca de 1% na terça-feira. As autoridades do Federal Reserve, em sua reunião mais recente de política monetária, indicaram que a inflação pode levar mais tempo para diminuir do que se pensava anteriormente, mostraram as atas da reunião de maio do banco central norte-americano, divulgadas nesta quarta-feira. Taxas de juros mais baixas reduzem os custos de empréstimos, liberando fundos que podem impulsionar o crescimento econômico e a demanda por petróleo. eldquo;Não esperaria cortes nos juros antes de uma das reuniões de outono (no hemisfério norte)erdquo;, disse John Kilduff, da Again Capital. Também nos EUA, a Administração de Informação de Energia disse que os estoques de petróleo aumentaram em 1,8 milhão de barris durante a semana encerrada em 17 de maio, contra previsão em pesquisa da Reuters de uma redução de 2,5 milhões de barris e versus um aumento de 2,48 milhões de barris mostrado nos dados do Instituto Americano de Petróleo, um grupo do setor. eldquo;Houve uma forte procura por petróleo bruto por parte das refinarias e a demanda por gasolina foi uma das mais altas que já vimos há algum tempoerdquo;, disse Kilduff. Parte desse aumento na demanda se deve ao armazenamento pré-fim de semana do Memorial Day nos EUA pelos fornecedores, observou ele. (Reuters)

article

PL que cria o ONS dos Combustíveis é protocolado na Câmara

O deputado Júlio Lopes (PP/RJ) apresentou o PL 1923/2024, que cria o Operador Nacional do Sistema de Combustíveis, com o objetivo de monitorar em tempo real os estoques e a movimentação endash; a exemplo do ONS, no setor elétrico. A proposta inclui a participação de agentes que atuam na cadeia de gás natural, no processamento e transporte, além do refino, importação e revenda de combustíveis, como informado pelo político epbr. Pelo projeto, o órgão será comandado por um diretor-geral e outros quatro diretores, indicados pela União e por agentes do mercado. De acordo com o PL apresentado na segunda (20/5), nos primeiros cinco anos, os ganhos de arrecadação tributária federal decorrentes da atuação do Operador Nacional do Sistema de Combustíveis deverão ser destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública. Também prevê repasses aos estados. Ao cabo, o projeto prevê a publicação de eldquo;informações atualizadas de interesse dos consumidores de combustíveis, incluídas as relativas aos preços praticados pelos revendedores de combustíveiserdquo;.

article

Vast diversifica tancagem de combustíveis marítimos de olho na descarbonização de navios

A Vast (antiga Açu Petróleo) vai começar em junho a construção de um terminal de tancagem com foco em combustíveis marítimos e biocombustíveis. A companhia quer oferecer um leque de opções de abastecimento para os navios que exportam o petróleo brasileiro, incluindo misturas entre fósseis e renováveis, de modo a reduzir a pegada de carbono na navegação. Localizado no Porto do Açu, no norte fluminense, o Terminal de Líquidos do Açu (TLA) vai entrar em operação a partir do final de 2025 com capacidade para 80 mil metros cúbicos de combustíveis. A intenção é expandir o projeto em fases, com a possibilidade de chegar a 300 mil metros cúbicos. Para o CEO da Vast, Victor Bomfim, a trilha para a descarbonização do setor marítimo no Brasil passa pelo biodiesel e etanol. Na visão do executivo, o uso do metanol e da amônia azuis ou verdes como combustíveis limpos na navegação têm um apelo menor no país do que na Europa, pois são mais tóxicos e de difícil manuseio. eldquo;Eu acho que o Brasil tem outras vantagens competitivas que vão deixar o metanol, talvez, como uma opção um pouco mais abaixo na linha de prioridadeerdquo;, afirmou em entrevista à agência epbr. Em meio aos esforços para descarbonizar a navegação internacional, a mistura do bunker com biocombustíveis tem sido uma das demandas dos clientes do Porto do Açu, segundo Bomfim. A adição de um teor renovável ao produto fóssil reduz as emissões sem necessidade de grandes adaptações dos motores existentes. No caso das novas embarcações, os armadores estão apostando em diferentes caminhos, que incluem a eletrificação e os motores flex, capazes de operar a combustíveis fósseis, biocombustíveis ou misturas entre os dois. eldquo;Todos estão entendendo que o caminho é múltiplo. E a Vast está querendo se posicionar nisso. Vamos disponibilizar combustíveis marítimos do presente e do futuro, com biocomponentes, e também energia elétricaerdquo;, disse o executivo. Além dos combustíveis líquidos de menor emissão de carbono, outra aposta do setor marítimo para a descarbonizar é a eletrificação da frota. O Porto do Açu já oferece aos navios rebocadores que apoiam as atividades de exploração e produção de petróleo a possibilidade de usar a energia elétrica da rede nacional quando estão atracados. A estimativa é de uma redução de 20% na pegada de carbono das operações. eldquo;Nossa ideia é que isso passe para todas as outras embarcações de apoio e, quem sabe, até mesmo para os petroleiros, o que é um desafio um pouco maiorerdquo;, afirmou. Bomfim lembra que as soluções podem ser complementares, com o uso de energia elétrica quando os navios estão atracados e de biocombustíveis ou bunker com teor renovável durante a navegação. A Vast movimenta cerca de 40% de todo o petróleo exportado pelo Brasil, de clientes como Petrobras, Equinor, Shell e CNOOC. Em 2023, passaram pelo terminal 205 milhões de barris, volume que tem sido crescente nos últimos anos dado o aumento da produção nacional e a estagnação na capacidade de refino interna. As operações ocorrem por meio do transbordo, com embarcações atracadas. Bomfim lembra que a atracação é menos poluente do que o transbordo underway, que ocorre em alto mar e tem uma pegada de carbono duas vezes maior, pelo maior consumo de combustível, além de ter maior risco de vazamento. eldquo;Ainda tem 15% das exportações brasileiras que são feitas através de operações underway. A gente acha que é o momento das empresas de petróleo acordarem para esse fato e pararem com esse tipo de operação, que tem um risco ambiental enorme e uma pegada de carbono mais intensaerdquo;, defendeu Bomfim.

article

Controverso, Imposto Seletivo no setor mineral pode gerar até R$ 10,8 bi

Controversa, a tributação do Imposto Seletivo (IS) sobre a extração mineral pode render à União receita adicional de R$ 8,7 bilhões em 2027, quando começará a ser cobrada, e chegar a R$ 10,8 bilhões em 2033. Pela proposta do governo o tributo deve ser cobrado sobre petróleo, minério de ferro e gás natural, mesmo que destinados à exportação, o que tem despertado críticas ao que se considera como intenção eldquo;arrecadatóriaerdquo;. Os itens que ficarão submetidos ao IS estão em ascensão na pauta exportadora e contribuem com mais de 20% do valor de todos os embarques brasileiros. No ano passado, somaram US$ 73,3 bilhões em exportações, o equivalente a 21,6% da receita total de embarques. A expectativa é que, com aumento de volume de produção, se tornem mais importantes na pauta exportadora nos próximos anos. De janeiro a abril deste ano somente minério de ferro e petróleo foram responsáveis por 24% das exportações ante 20% em iguais meses do ano passado. Para ler esta notícia, clique aqui.

article

Ipiranga incorpora programa de fidelidade em balanço e revela perdas

A Ipiranga consolidou no balanço de março o resultado de suas marcas Abastece Aí e KMV, programas de vantagens da distribuidora. Com isso, expôs um resultado negativo de quase R$ 250 milhões do negócio nos últimos quatro anos. Financeiramente, isso é um indicador de que o programa de fidelidade estava gastando muito mais em suas operações do que gerando receitas. De acordo com as demonstrações contábeis, o clube de vantagens para quem abastece nos postos da rede gerou um Ebitda negativo de R$ 247 milhões entre 2020 e 2023. Ao longo desses quatro anos o desempenho do Abastece Aí não era contabilizado junto com os da Ipiranga e, sim, debaixo da Ultrapar, holding que controla as empresas do grupo. "A segregação dos resultados não faz mais sentido" em razão de "o Abastece Aí continuar a ser o principal canal de relacionamento com os consumidores da Ipiranga e do novo direcionamento estratégico da empresa", disse a Ipiranga no balanço. DESEMPENHO GLOBAL A Ultrapar, empresa com ações negociadas na B3, reúne, além da Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo. O Ebitda ajustado do grupo caiu de R$ 2,3 bilhões, em dezembro de 2023, para R$ 1,3 bilhão no primeiro trimestre deste ano. Essa diferença de R$ 929 milhões foi puxada pela Ipiranga, que teve um recuo de R$ 817 milhões em seu Ebitda no período. A empresa, no entanto, informa que existe um efeito sazonal histórico no último trimestre, que distorce as comparações entre trimestres consecutivos. Na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o de 2023, houve um leve aumento do Ebitda da Ultrapar endash;passou de R$ 1 bilhão para R$ 1,3 bilhão. Nesse período, as vendas da Ipiranga tiveram alta de 2%, atingindo 5,6 milhões de metros cúbicos em março deste ano. O Ebitda ajustado da distribuidora cresceu 48% endash;foi de R$ 527 milhões, em março de 2023, e passou para R$ 783 milhões, em março deste ano. Na comparação entre março deste ano e dezembro de 2023, o resultado foi de R$ 1,1 bilhão, uma queda de 33%.

article

Silveira diz que demissão de Prates foi uma decisão de Lula

Na primeira declaração pública sobre a demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, atribuiu a decisão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a demissão se deveu à eldquo;compreensão do presidenteerdquo; de que era preciso acelerar o plano de investimentos da estatal. eldquo;(O fator decisivo para a demissão) foi a compreensão do presidente de que nós precisamos acelerar o cumprimento do plano de investimentos. Nada mais. Sempre tentaram personificar essa questão da Petrobras em mim e no ministro Rui (Costa, da Casa Civil). Absolutamente, isso nunca aconteceu. (Prates), por quem eu continuo tendo respeito, foi meu colega no Senado. Às vezes, as posturas são diferentes, mas o respeito sempre é primordial. Que continue sendo à altura daqueles que têm a missão de servir ao Paíserdquo;, disse Silveira. A versão de a demissão de Prates estar relacionada ao interesse do governo em acelerar os investimentos na estatal já corria nos bastidores de Brasília, assim como a de que Silveira e Rui Costa foram os pivôs da sua saída, após uma espiral de discordâncias e ataques mútuos entre os três desde o início do governo. A amigos, Prates disse que a demissão representou uma eldquo;humilhaçãoerdquo; e que foi anunciada por Lula eldquo;na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costaerdquo;. eldquo;Foi a compreensão do presidente de que precisamos acelerar o plano de investimentos. Nada maiserdquo; Alexandre Silveira Ministro de Minas e Energia AFRONTADO. O ministro, porém, não deixou de fazer uma crítica velada a Prates. eldquo;O presidente Lula, com 78 anos de idade, não pode ser constrangido por nenhum de nós (do governo). Todos nós temos de nos orgulhar e aprender com ele, sobre respeito à democraciaerdquo;, afirmou Silveira, a jornalistas na Base Aérea do Galeão, no Rio, onde acompanhou o embarque de eletricistas para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul. Nos bastidores, em Brasília, o comentário é de que Lula se sentiu afrontado por Prates em algumas ocasiões nos últimos meses, como quando o então presidente da Petrobras descumpriu a sua ordem para que os conselheiros indicados pelo governo votassem contra a distribuição de dividendos extraordinários apurados em 2023, em março, ou quando pediu uma reunião para definir sua situação na empresa. elsquo;MAIOR CELERIDADEersquo;. Ontem mais cedo, em entrevista à GloboNews, Silveira destacou que a Petrobras é uma empresa estatal e que quem indica seu presidente e diretores é o governo. Ele afirmou que a empresa não terá uma guinada com a mudança da presidência e que o presidente Lula espera o cumprimento rigoroso do plano de investimentos já aprovado pela estatal, que prevê aportes em gás e fertilizantes, entre outras áreas. eldquo;Queremos uma presidente cumprindo o plano com a maior celeridade possívelerdquo;, disse ele, em referência à escolha de Magda Chambriard para o cargo antes ocupado por Prates. Silveira disse que o governo eldquo;sabe respeitar a natureza das empresaserdquo; e que os investidores eldquo;não terão surpresaserdquo;. Ele acrescentou que a gestão da estatal seguirá eldquo;sem barulho, com serenidade e com equilíbrioerdquo;. Ele minimizou também a queda das ações da estatal na Bolsa após a demissão de Prates. Segundo ele, o movimento seria uma eldquo;marola para beneficiar especulaçãoerdquo; e não teria consistência. Na leitura do mercado, a substituição de Prates deve representar maior interferência política do governo na administração da estatal, com participação da empresa em projetos que já não deram resultados em gestões passadas do PT endash; como o incentivo para a recuperação do setor de estaleiros no País. Silveira se mostrou entusiasmado com a chegada de Magda Chambriard para dirigir a Petrobras. Questionado sobre como será a relação entre o governo e a nova presidente da estatal, ele disse ser desrespeitoso caracterizar a executiva como eldquo;subservienteerdquo;. eldquo;É desrespeitoso se dirigir a uma profissional como a doutora Magda, a companheira Magda, como subserviente. Qualquer profissional que chega para dar contribuições ao País pode colocar suas ideias para fazer o bom debate. Mas, depois que há uma decisão (de governo), mesmo não consensual, há de se cumprir (a decisão).erdquo; ebull;

Como posso te ajudar?