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BR-101 se mantém como rodovia com maiores preços médios de combustíveis em janeiro, segundo Edenred

Segundo o mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, a BR-101 seguiu apresentando o maior preço médio para a gasolina, etanol e ambos os tipos de diesel durante o mês de janeiro. O levantamento é feito em comparação com a Régis Bittencourt, Presidente Dutra e Fernão Dias, que estão entre as principais rodovias brasileiras. Na BR-101, o diesel comum foi encontrado em média por R$ 6,30, e o S-10, por R$ 6,38. Já a gasolina foi comercializada a R$ 6,38, e o etanol a R$ 4,74. eldquo;Segundo a última análise do IPTL, referente a janeiro, a BR-101 registrou os preços médios de combustíveis mais caros entre as rodovias verificadas, o que pode ser explicado a partir de alguns fatores característicos da rodovia, como a maior distância dos grandes centros de refino e distribuiçãoerdquo;, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil. Entre as menores médias, o diesel mais barato foi identificado pelo IPTL na Fernão Dias: R$ 5,96 de preço médio para o tipo comum, e R$ 6,11 para o S-10. Já a gasolina mais barata foi registrada nas bombas de abastecimento da Presidente Dutra, a R$ 6,18. Os motoristas que passaram pela Régis Bittencourt durante janeiro encontraram o etanol com a média mais baixa, se comparado às demais rodovias, com valor de R$ 4,26 o litro. O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários. (Edenred Mobilidade)

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Etanol/Cepea: Vendas de hidratado são as maiores desde nov/20

O mercado de etanol encerrou janeiro com preços firmes e vendas elevadas no estado de São Paulo, conforme apontam levantamentos do Cepea. Nas semanas cheias do mês, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado teve média de R$ 2,7672/litro, alta de 5,1% na comparação com a de dez/24. Para o anidro (considerando-se somente o spot), o aumento foi de 5,53%, com o Indicador CEPEA/ESALQ a R$ 3,1397litro. Levantamento do Cepea mostra que o volume de etanol hidratado vendido somente no mercado spot pelas usinas paulistas em janeiro foi o maior desde novembro de 2020, ficando acima dos 427 milhões de litros. (Cepea)

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Petróleo fecha sem direção única, com sinal divergente de oferta por medidas de Trump

Os contratos futuros do petróleo fecharam sem direção única nesta terça-feira, 4, diante de sinais divergentes para a oferta, considerando as ações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, junto a importantes países produtores da commodity, como México, Canadá e Irã. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para março fechou em queda de 0,63% (US$ 0,46), a US$ 72,70 o barril, enquanto o Brent para abril, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), avançou 0,32% (US$ 0,24), a US$ 76,20 o barril. Durante a sessão, o petróleo chegou a recuar mais de 3%, com o arrefecimento dos temores de uma guerra comercial dos Estados Unidos com os canadenses e mexicanos, que são os maiores fornecedores estrangeiros de petróleo bruto do país. No entanto, a Capital Economics relembra que, apesar da larga dependência norte-americana, a commodity não foi excluída das ameaça de Trump. Após negociações, o governo americano adiou, na segunda-feira, a aplicação de tarifas sobre importações vindas do México e do Canadá. A escalada tarifária com a China, que não foi solucionada, não gerava temores para o setor, já que, de acordo com o Commerzbank, as retaliações chinesas terão impacto limitado no mercado de petróleo. eldquo;Como a China obteve apenas 1,8% de suas importações de petróleo bruto dos EUA no ano passado, o impacto no mercado de petróleo deve ser limitadoerdquo;, afirma. A informação de que Trump deve assinar um memorando presidencial ainda nesta terça para restaurar sua política de eldquo;máxima pressãoerdquo; sobre o Irã fez com que o petróleo reduzisse as perdas durante a sessão. O país é considerado um dos principais produtores do óleo e, sanções contra ele, podem afetar o estoque global do óleo. *Com informações da Dow Jones Newswires (Estadão Conteúdo)

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Petrobras está olhando seriamente para etanol e biocombustíveis, diz CEO

A Petrobras (PETR4) está olhando muito seriamente para biocombustíveis e etanol, afirmou a presidente da petroleira, Magda Chambriard, durante evento no Rio de Janeiro, reforçando indicação do plano de investimento da companhia. eldquo;Etanol será uma realidade, biodiesel será uma realidade,erdquo; disse Chambriard. A Petrobras planeja investimentos de cerca de 2,2 bilhões de dólares em um conjunto de destilarias de etanol, marcando sua reentrada no segmento do biocombustível, segundo apresentação feita no final do ano passado. Ela disse ainda que eldquo;muitoerdquo; vai acontecer na área de refino e transição energética na empresa em 2025. (Reuters)

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Revista Combustíveis & Conveniência apresenta os destaques do setor para 2025

A nova edição da revista Combustíveis eamp; Conveniência aborda os principais acontecimentos do início deste ano, os temas que deverão nortear o setor ao longo desse ano e a retrospectiva dos principais fatos de 2024. Outro destaque é a reportagem sobre os postos bandeira branca, também chamados de marca própria, que foram associados às operações com o crime organizado no ano passado. Mostramos a realidade dos fatos sobre como funcionam, a regulamentação dos postos marca própria no país e a sua importância para manter o equilíbrio competitivo num segmento composto por 45 mil postos. Trazemos também uma reportagem sobre as condições precárias dos trabalhadores da obra da fábrica da BYD, encontrados em situação de trabalho análogo à escravidão pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). A reportagem da seção Conveniência mostra as tendências do negócio para este ano, com destaque às novas tecnologias, experiência do consumidor e food service. Confira também as perspectivas para a economia nacional na Entrevista do mês, com Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos. Para ler a edição completa, clique aqui.

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Com recordes no refino e vendas menores, Petrobras reduz importação de combustíveis em 2024

Com maior produção e menores vendas, a Petrobras fechou 2024 com menos necessidade de buscar combustíveis no mercado externo, minimizando perdas com as defasagens nos preços internos da gasolina e do diesel. A produção de gasolina da estatal bateu recorde, chegando a 420 mil barris por dia. A empresa também registrou recorde nas vendas de diesel S-10, menos poluente, hoje responsável por 64% das vendas internas deste combustível. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (3) no relatório de produção e vendas da estatal. Com relação ao petróleo e gás, houve queda de 3,1% na produção, em relação ao ano anterior, por maior volume de paradas para manutenção em plataformas. O esforço por maior utilização das refinarias é uma das mudanças da gestão petista da Petrobras em relação ao governo anterior, que tentou deslanchar um plano para reduzir a fatia da estatal neste segmento emdash;chegou a vender quatro unidades à iniciativa privada. Em 2024, a empresa operou suas refinarias com 93% de sua capacidade, o maior fator de utilização desde 2014. No ano, produziu uma média de 1,78 milhão de barris de combustíveis por dia, alta de 0,6% em relação ao ano anterior. O destaque foi a produção de gasolina, que somou 420 mil barris por dia, 4,2% acima de 2023 e o maior volume já registrado pela empresa. A produção de diesel S-10 chegou a 452 mil barris por dia, em média. A empresa registrou queda nas vendas dos dois combustíveis, na comparação com 2023. As vendas de gasolina caíram 4,1% e as de diesel, 2,8%. Nesse cenário, as importações de gasolina pela estatal caíram 72% e as de diesel, 4,8%. A companhia passou 2024 com preços médios abaixo das cotações internacionais dos dois produtos, situação que se agravou com a disparada do dólar no fim do ano. Na semana passada, anunciou aumento de 6% no preço do diesel, que havia ficado o ano anterior sem reajuste. O diretor de Processos Industriais e Produtos da estatal, William França, disse em nota que o resultado do refino reflete o foco da empresa "em eficiência, segurança e operacionalização rentável dos ativos". Em 2024, a Petrobras anunciou a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e do antigo Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), rebatizado de Complexo São Boaventura emdash;duas obras que estiveram no centro das investigações da Operação Lava Jato. Na área de exploração e produção, a Petrobras amargou queda na produção, mas diz que o volume atingido ficou ainda dentro da meta para o ano. Foram 2,7 milhões de barris de óleo equivalente (somado ao gás) por dia. A produção em campos do pré-sal foi recorde, somando 2,2 milhões de barris de óleo equivalente. "Desde o primeiro poço em 2008, a cada ano a Petrobras aumenta sua produção nessa camada, e em 2024 não foi diferente", disse a diretora de Exploração e Produção da estatal, Sylvia dos Anjos.

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