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Citi diz que "não entende" estratégia da Petrobras relacionada a etanol

Apesar do potencial aumento na demanda por etanol, especialmente pelo seu uso na produção de combustível sustentável para aviação (SAF) e a maior mistura na gasolina C, a decisão da Petrobras de reinvestir no setor levanta questionamentos, na avaliação do Citi. eldquo;Não entendemos o investimento da Petrobras no setor novamente, considerando que o foco da empresa é o upstream (água profunda e pré-sal) e as características de retorno baixo do setorerdquo;, afirmam os analistas Gabriel Barra, Pedro Gama e André Cardona, em relatório do Citi. Conforme o novo plano estratégico detalhado na sexta-feira, 22, a Petrobras estuda desembolsar US$ 2,2 bilhões em investimentos relacionados à produção de etanol. O objetivo é aumentar a sua presença na cadeia de valor de baixo carbono e expandir suas operações em bioprodutos. Para isso, a empresa busca entrar no segmento de biocombustíveis, preferencialmente por meio de parcerias minoritárias de controle compartilhado com companhias relevantes da indústria. Mais cedo, fontes com conhecimento do assunto disseram à Reuters, que a Petrobras mantém conversas com Raízen, Inpasa Agroindustrial e BP para retornar à produção de etanol. A estratégia da Petrobras é uma tentativa de diversificar as suas operações e investir em fontes de energia mais sustentáveis, alinhando-se com as tendências globais de transição energética e redução de emissões de carbono, destaca o Citi. O Citi tem recomendação neutra para Petrobras, com preço-alvo de US$ 15 para a ADR (recibo que permite que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas), um potencial de valorização de 0,7% em relação ao fechamento de sexta-feira.

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Petróleo cai mais de US$2 com possível acordo de paz no Oriente Médio

Os preços do petróleo caíram mais 2 dólares nesta segunda-feira, após vários relatos de que Israel e o Líbano haviam concordado com os termos de um acordo para pôr fim ao conflito entre Israel e Hezbollah, citando autoridades dos EUA não identificadas. Os futuros do Brent fecharam a 73,01 dólares o barril, queda de 2,16 dólares, ou 2,87%. O petróleo West Texas Intermediate encerrou a 68,94 dólares o barril, baixa de 2,30 dólares ou 3,23%. Israel afirmou na segunda-feira que está se movendo em direção a um cessar-fogo na guerra com o Hezbollah, mas ainda há questões a serem abordadas, enquanto as autoridades libanesas expressaram um otimismo cauteloso, mas disseram que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu não era confiável. eldquo;Parece que a notícia de um cessar-fogo entre Israel e o Líbano está por trás da queda de preços, embora nenhum fornecimento tenha sido interrompido devido ao conflito entre os dois países e o prêmio de risco do petróleo já estivesse baixo antes da última queda de preçoserdquo;, disse Giovanni Staunovo, do UBS. Os mercados de petróleo estão sendo empurrados para cima e para baixo com o aumento ou a queda dos temores de interrupção do fornecimento, disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group, em uma nota na segunda-feira. eldquo;Um relatório de que o primeiro-ministro de Israel, Netanyahu, aprova o acordo de cessar-fogo no Líbano em princípio pode ser um catalisador de baixa, mas precisamos ver mais detalhes assim que estiverem disponíveis. Na semana passada, o mundo ficou atônito quando a Rússia lançou mísseis supersônicoserdquo; contra a Ucrânia, escreveu Flynn em seu Energy Report. Na semana passada, os contratos do Brent e do WTI dos EUA registraram seus maiores ganhos semanais desde o final de setembro, atingindo seus níveis mais altos de liquidação desde 7 de novembro, depois que a Rússia disparou um míssil hipersônico contra a Ucrânia, em uma advertência aos Estados Unidos e ao Reino Unido após os ataques de Kiev contra a Rússia usando armas americanas e britânicas. (Reuters)

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Totvs, Constellation e outros quatro interessados fazem propostas pela Linx

A venda da Linx, empresa de softwares da Stone, atraiu seis propostas, na fase de ofertas não vinculantes, de empresas de tecnologia e fundos, de acordo com fontes. Nomes como a Totvs e a canadense Constellation estão entre os que entregaram propostas. Com as propostas em mãos, a Stone deve engajar negociações mais próximas com alguns destes seis interessados, segundo as fontes. Na fase anterior, a Linx chegou a ser avaliada por 20 interessados, mas como se viu, nem todos resolveram fazer propostas não vinculantes. A expectativa é que o martelo final da venda possa ser batido no começo de 2025. Como a venda está sendo feita por razões estratégicas e não por necessidade de caixa, não há pressa no processo, de acordo com interlocutores. Venda para a Totvs pode ter empecilho A Stone teria interesse em manter o contrato de distribuição de produtos nos canais da Linx, o que a princípio seria um fator que dificultaria a venda para a Totvs, que tem uma parceria estratégica (joint venture) com o Itaú. A Totvs já esteve muito próxima de comprar a Linx no passado, mas perdeu a disputa para a oferta feita pela Stone em 2020, de R$ 6,7 bilhões. Agora, na venda, a Stone tem dito na Faria Lima que segue com interesse de vender a Linx por um valor próximo ao que pagou pela empresa lá atrás, mas participantes do mercado dizem que será difícil conseguir algo nesse patamar e falam que o mais realista é algo próximo à metade desse valor. Cenário agora é diferente Em 2020, os juros eram zero no mundo e havia liquidez abundante, agora a situação é bem diferente, comenta o diretor de um banco. No processo, de acordo com fontes, a Stone tem dito aos interessados que a Linx é um ativo único na América Latina e pode ser um consolidador do mercado de tecnologia na região, se transformando em uma plataforma de fusões e aquisições. A venda da Linx está sendo tocada por JPMorgan e Morgan Stanley. Procurada, a Stone disse que não comenta rumores de mercado. A Totvs não se pronunciou e a Constellation não retornou o pedido de comentário.

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Petrobras quer 'ser grande' em etanol e adia eólicas offshore

O horizonte de um menor consumo de gasolina no longo prazo fez a Petrobras decidir pela volta à produção de etanol, setor com o qual a empresa flertou por algum tempo, mas do qual saiu totalmente ao mesmo tempo que cresciam os investimentos no pré-sal. De acordo com o diretor de Sustentabilidade e Transição Energética da estatal, Mauricio Tolmasquim, a Petrobras eldquo;quer ser grandeerdquo; no biocombustível, podendo chegar a produzir 2 bilhões de litros por ano, enquanto os projetos de eólicas offshore (em altomar), para produzir energia elétrica, foram adiados, devido à falta de um marco para o setor, explicou o diretor. Já a presidente da estatal, Magda Chambriard, afirmou que a decisão de voltar ao setor segue a busca da diversificação de fontes, e que o etanol está no DNA da empresa. eldquo;Ressalto que é aí (etanol) onde está o DNA importante para nós, onde já temos infraestrutura instalada. Antes estávamos falando mais só no elétron (energia elétrica). Já temos tancagem, estrutura instalada para lidar com a molécula (do etanol). Estamos voltando para o etanolerdquo;, disse Magda, que com Tolmasquim e a diretoria da empresa participou ontem de eventos na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) para divulgar o seu Plano Estratégico 2025-2029. SAF. Ainda segundo Magda, a eldquo;Ressalto que é aí (etanol) onde está o DNA importante para nós, onde já temos infraestrutura. Antes estávamos falando mais só no elétron (energia elétrica). Já temos tancagem, estrutura instalada. Estamos voltando para o etanolerdquo; Magda Chambriard Presidente da Petrobras conclusão do plano estratégico foi que a empresa precisava reforçar investimento em molécula. eldquo;Não podemos ficar só no elétron. Diversificação de fontes é mandatório para nóserdquo;, continuou. A presidente da Petrobras lembrou que a estatal entrou na produção de etanol na década de 1970 e saiu eldquo;recentementeerdquo;. eldquo;Hoje o etanol é o principal competidor da gasolina em um País com frota flex. Além disso, o etanol funciona como um pontapé inicial para o SAF (combustível sustentável de aviação, na sigla em inglês) e outros combustíveis, como biogás.erdquo; Ainda em fase preliminar, as conversas com parceiros do setor vêm avançando, explicou Tolmasquim, que ainda não definiu a matéria-prima a ser perseguida. eldquo;Se for milho, será Centro-Oeste; se for cana-deaçúcar será São Pauloerdquo;, informou em entrevista coletiva, sem antecipar com quais parceiros está conversando. Pessoas que acompanham as negociações disseram ao Estadão/Broadcast que a ideia é deixar de fora as petroleiras que possuem esses ativos, como Shell/Cosan (Raízen) e BP. Em seu plano estratégico, a empresa reservou US$ 2,2 bilhões para investimentos em etanol. eldquo;Começamos a conversar com grandes produtores de etanol no País. Queremos começar grande, estamos olhando cana, mas também milhoerdquo;, afirmou, ressaltando que o etanol é eldquo;um investimento muito rentávelerdquo;, com retorno acima dos 10% previstos para o setor no plano da empresa. A Petrobras mantém conversas com a Inpasa Agroindustrial para retornar à produção de etanol, disseram pessoas com conhecimento do assunto. A empresa é a maior produtora de etanol de milho da América Latina, com unidades em Sinop (MT), Nova Mutum (MT) e Dourados (MS), além de atividades no Paraguai. INVESTIMENTO. O plano de negócios da Petrobras para 2025 a 2029 e o pagamento de R$ 20 bilhões em dividendos anunciados na quinta-feira são importantes para reduzir os riscos da tese de investimentos da estatal, avalia o UBS BB em relatório. Para os analistas Matheus Enfeldt, Tasso Vasconcellos e Victor Modanese, a Petrobras é uma das melhores opções no setor. Na visão do UBS, preocupações do mercado relacionadas à governança provavelmente continuarão gerando ruídos. No entanto, o histórico recente da empresa serve como garantia, com a manutenção da política de preços e alocação racional de capital, eles escreveram, em relatório. Ontem, as ações ON da estatal fecharam em alta de 5,23%, enquanto os papéis PN subiram 3,98%. A empresa recuperou em um dia R$ 23,4 bilhões em valor de mercado, alcançando R$ 541,5 bilhões. ebull;

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Governo avalia nova proposta para elétricos

O governo prepara uma proposta para responder a pedido das montadoras que querem a retomada imediata do Imposto de Importação de 35% sobre carros elétricos. Segundo apurou o Estadão/Broadcast , há possibilidade de o tema ser analisado nesta semana no Comitê de Alterações Tarifárias (CAT), instância que antecede a votação no Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Como ainda não há uma proposta de consenso dentro do governo, não está descartada a chance de a resposta ficar para o próximo ano. Interlocutores consultados pela reportagem nos últimos dias apontaram que várias alternativas ainda estão na mesa. Hoje, a opção vista como mais difícil é o governo subir o imposto imediatamente a 35% endash; contrariando o desejo do setor. Por isso, propostas de eldquo;meio-termoerdquo; são citadas como possibilidades por pessoas que acompanham as tratativas. Elas vão desde a aplicação da alíquota cheia somente ao que ficar fora da cota de importação a uma alteração no cronograma de aumento do imposto. Os estudos são feitos a partir de pedido encaminhado, em setembro, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A entidade, que representa as montadoras, quer a retomada da taxação a 35%, acompanhada de uma cota de importação. Hoje, a alíquota do imposto para os modelos elétricos está em 18%. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, o pleito foi reforçado na reunião das montadoras realizada na semana passada com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O Imposto de Importação para esses veículos foi retomado em janeiro deste ano, inicialmente em 10%. Pelo modelo em vigor, a alíquota só chegará a 35% em julho de 2026. Os níveis são diferenciados por tipo de carro. No caso dos híbridos, a alíquota do imposto começou com 15%, em janeiro, e foi para 25% em julho; irá para 30% em julho de 2025; e alcançará os 35% em julho de 2026. Para híbridos plug-in, 12% em janeiro de 2024; 20% em julho; 28% em julho de 2025; e 35% em julho de 2026. CRONOGRAMA SUPERADO. O cronograma foi aprovado em novembro do ano passado para atender ao pleito do setor automotivo, preocupado especialmente com as importações de carros elétricos vindos da China. Mas a medida foi considerada insuficiente. A estimativa é de que haja no País um estoque recorde de modelos eletrificados chineses, de 81,7 mil unidades endash; o que cobre aproximadamente nove meses de venda endash;, uma vez que a elevação gradual do imposto levou a uma antecipação das importações. Embora esse estoque alto possa até mesmo se tornar um problema para as importadoras, pelo risco de depreciação, a avaliação na indústria nacional é de que novos veículos continuarão entrando no País de forma agressiva se o imposto continuar abaixo de 35%, uma vez que o segmento de carros eletrificados se inova com muita velocidade. O momento internacional A Anfavea, que representa as montadoras, quer volta imediata de imposto de 35% também pode jogar a favor do pleito das montadoras. O futuro presidente dos EUA, Donald Trump, já prometeu elevar as tarifas de importação de produtos chineses. Embora hoje os carros elétricos produzidos na China já enfrentem uma alta barreira comercial nos EUA e Europa, o que não mudaria tanto o xadrez do comércio exterior nesse setor, o retorno do republicano tende a dar força política a medidas protecionistas em outros países. ebull;

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Fecombustíveis recebe Prêmio Atena 2024

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) foi uma das entidades do Sistema Comécio que recebeu o troféu Atena em Ação 2024, em evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ontem (24), em São Paulo. Representada pelo presidente James Thorp Neto, a Fecombustíveis conquistou o primeiro lugar na categoria Desenvolvimento de Negócios em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na ExpoPostos eamp; Conveniência. A premiação é uma iniciativa da CNC e tem o objetivo de incentivar, valorizar e reconhecer as boas práticas das entidades participantes do Sistema Comércio que se destacaram no ano.

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