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Mobilidade elétrica é o futuro inevitável da sustentabilidade

Sempre que uma nova tecnologia surge, resistências aparecem. No passado, questionava-se a viabilidade dos automóveis. Hoje, acontece o mesmo com os carros elétricos. Quando os primeiros automóveis surgiram, muitos focaram nos desafios: falta de postos, manutenção difícil e viabilidade do transporte. Mas essas barreiras foram superadas, e os carros revolucionaram a sociedade, impulsionando a economia, aproximando pessoas e estimulando a inovação. Agora, vivemos algo semelhante com os veículos elétricos. Sua implementação é essencial para frear as mudanças climáticas. Os VEs reduzem as emissões do setor de transportes, responsável por 13% do COe#8322; global, além de trazerem benefícios à saúde, economia e qualidade de vida. Segundo a BloombergNEF, veículos elétricos emitem bem menos COe#8322; ao longo da vida útil do que os a combustão, mesmo sem energia 100% limpa. Um carro a gasolina libera, em média, 120 gramas de COe#8322; por km, enquanto os elétricos não emitem gases ao rodar. O ICCT Brasil aponta que os modelos a bateria reduzem até 67% as emissões de gases de efeito estufa. Um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, observou queda contínua nas emissões de COe#8322; na Baía de São Francisco. Entre 2018 e 2022, a poluição veicular caiu 2,6% ao ano. A região se destaca, pois quase 40% dos novos carros registrados em 2023 eram elétricos. Se olharmos para os ônibus, um estudo da prefeitura de Porto Alegre mostrou que a eletrificação da frota geraria uma economia de R$ 3,7 bilhões até 2050, apenas com abastecimento, além de reduzir custos com poluição do ar, estimados em R$ 9 bilhões anuais para a saúde pública. Muitos questionam a autonomia dos elétricos, mas a maioria dos motoristas percorre distâncias diárias bem menores do que esses veículos suportam. No início do século 20, também não havia postos de gasolina suficientes, mas a infraestrutura se adaptou à demanda endash; o mesmo acontece agora. Outro ponto comum é a dúvida sobre eldquo;pontos de recarga insuficienteserdquo;. Se conseguimos construir uma ampla rede de combustíveis, por que não fazer o mesmo com eletricidade, de forma mais eficiente e sustentável? A produção de baterias gera emissões, mas sua reciclagem avança rapidamente. No Brasil, 88% da eletricidade vem de fontes limpas, tornando os veículos elétricos ainda mais sustentáveis. Em 2024, foram vendidos 397.789 veículos eletrificados no Brasil, um aumento de 88,83% em relação a 2023. Em 1908, diziam que os carros eram inviáveis. Hoje, sabemos que estavam errados. O mesmo vale para os elétricos. Não são tendência, mas a solução mais lógica e eficiente. (Opinião por Carlos Roma)

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Atraso no aumento da mistura de biodiesel compromete investimentos, dizem produtores

Produtores de biodiesel criticaram nesta terça (18/2) a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de adiar o aumento da mistura de biodiesel no diesel, que passaria de 14% para 15% em 1º de março. De acordo com a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), o adiamento parte de uma visão equivocada do impacto da evolução da mistura de biodiesel na inflação e afetará toda a cadeia de negócios relacionada ao setor, uma vez que chega a 15 dias do início do aumento previsto desde dezembro de 2023. eldquo;Parecia inconcebível ter uma quebra de compromisso estabelecidos pelo país nesse processo de transição energética a partir da aprovação do Combustível do Futuro, mas uma visão equivocada do impacto da evolução da mistura de biodiesel na inflação vai comprometer o desempenho em toda a cadeia produtiva, colocando em risco altos volumes de investimentos anunciadoserdquo;, disse Francisco Turra, presidente do Conselho de Administração da Aprobio. Em reunião nesta manhã, o CNPE votou pela manutenção da mistura B14 (14% de biodiesel) até o próximo encontro do colegiado, para nova discussão. Ainda não há uma data para isso, no entanto. Entre as justificativas está a tentativa de evitar nova alta no diesel vendido nos postos. Segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) o diesel comum fechou janeiro com preço médio de R$ 6,23 emdash; alta de 0 48% na comparação com a média do mês anterior endash;, enquanto o S-10 foi vendido ao preço médio de R$ 6,31, após alta de 0,64%. Também pesa na decisão o preço do óleo de soja e a sua participação na inflação dos alimentos. No final de janeiro, o presidente Lula (PT) questionou se haveria relação entre o preço do óleo e a produção do biodiesel e afirmou que eldquo;chamaria o setor para conversarerdquo; e esclarecer se o esmagamento de soja para produzir o biocombustível tem relação com o preço do óleo alimentício. Em nota, a Aprobio afirma que o valor do biodiesel está em queda em função da redução do valor do óleo de soja e da desvalorização do dólar. eldquo;A Aprobio destaca que não há nenhum vínculo entre o aumento do uso de biodiesel e o preço do óleo de soja, mas há um impacto real da decisão nos planos de investimentos anunciados pelo setor produtivo, com reflexos para a agricultura familiar e para a competitividade dos preços de alimentos que dependem do farelo de soja para as rações animaiserdquo;. Na contramão do Combustível do Futuro A decisão do CNPE também foi classificada como eldquo;equivocada e contraditóriaerdquo; pela Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio). Em nota, a frente que representa o setor no Congresso Nacional disse que o movimento vai na contramão da lei do Combustível do Futuro, de autoria do próprio governo federal e eldquo;sancionada com festa em ato com a presença do Presidente da República e representantes de todas as pastaserdquo;. eldquo;A medida coloca em dúvida o real compromisso do Executivo com a agenda verde e a transição energéticaerdquo;, diz posicionamento assinado pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS), presidente da FPBio. Segundo a entidade, o aumento da mistura para 15% em março resultaria em acréscimo de apenas R$ 0,01 nas bombas, mas por outro lado, reduziria o preço da carne e fortaleceria a balança comercial. eldquo;Os aumentos de ICMS e do petróleo importado, por exemplo, são de R$ 0,22. Nenhum desses efeitos, contudo, foram levados em conta. A decisão compromete milhares de empregos e a renda de trabalhadores na agricultura e na indústria, além de R$ 200 bilhões estimados em investimentos, seja em produção, frigoríficos, esmagadoras e usinas, muitos deles já anunciadoserdquo;, critica. Produção de farelo e óleo de soja estáveis em 2025 Projeções da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para o complexo da soja em 2025 indicam que produção da oleaginosa alcançará 171,7 milhões de toneladas, ante 153,5 milhões de toneladas em 2024. Enquanto o esmagamento teve um leve aumento de 0,7% frente a projeções anteriores e deverá atingir 57,5 milhões de toneladas, a produção de farelo e óleo de soja permaneceram estáveis, devendo alcançar, respectivamente, 44,1 milhões de toneladas e 11,4 milhões de toneladas. Parte significativa da produção deve ser exportada. De acordo com a Abiove, novos patamares históricos são previstos, com a expectativa de 106,1 milhões de toneladas de grãos exportados. O farelo de soja deve registrar exportações de 23,6 milhões de toneladas, um aumento de 3,1%, enquanto o óleo de soja deverá exportar cerca de 1,1 milhão de toneladas, apontando para um crescimento de 4,8%. Também é esperado um aumento nas importações de óleo de soja, que devem atingir 200 mil toneladas, enquanto as importações de soja devem somar 500 mil toneladas para suplementar o mercado interno.

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Acordo do Brasil com Opep gera onda de críticas

O CNPE aprovou a adesão do Brasil à Carta de Cooperação entre Países Produtores de Petróleo (CoC), fórum consultivo da Opep e aliados. Como já se esperava, o Brasil não vai aderir aos cortes de produção do grupo. A expectativa é ampliar o diálogo internacional e acompanhar as discussões sobre a oferta e demanda de petróleo. Esse interesse cresce no atual contexto de redução da colaboração internacional, com a eleição de Donald Trump nos EUA. O governo se esforçou para amenizar as críticas, que já eram previstas, sobretudo dada a proximidade com a COP30, marcada para novembro em Belém (PA). O anúncio ocorreu junto com a aprovação da adesão também à Agência Internacional de Energia (IEA) e à Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez questão de deixar claro que não se trata de uma entrada à Opep+, mas de um fórum de discussão e acompanhamento do setor. Ainda assim, o movimento levou a uma onda de reclamações emdash; inclusive do setor de energias renováveis emdash; e foi recebido sem entusiasmo pelo mercado nacional de petróleo e gás. Observatório do Clima, WWF, Greenpeace, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel) estão entre as entidades que se manifestaram contra o anúncio. A visão é de que o acordo pode comprometer a credibilidade do país por investidores atentos à agenda ambiental e social.

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Petróleo fecha em alta, com possível redução da oferta e conflito na Ucrânia em foco

Os contratos futuros de petróleo fecharam nesta quarta-feira (19) com o terceiro avanço consecutivo diante da perspectiva de redução da oferta e em meio às discussões para colocar fim ao conflito na Ucrânia. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para abril fechou em alta de 0,38% (US$ 0,27), a US$ 72,10 o barril, enquanto o Brent para mesmo mês, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), avançou 0,26% (US$ 0,20), a US$ 76,04 o barril. Os contratos sobem desde cedo com a notícia de que o fluxo de petróleo vindo do Casaquistão poderá ser reduzido em cerca de 30% devido a um ataque de drones ucranianos a uma estação de bombeamento no sul da Rússia, segundo a estatal russa Transneft. A busca de uma solução para o conflito da Ucrânia pareceu mais remota hoje com as declarações do presidente americano Donald Trump, que acusou o presidente Volodymyr Zelensky de eldquo;ditador sem eleiçõeserdquo; que está em uma guerra que, sem os EUA, nunca será capaz de vencer. Em um ajuste aos valores internacionais da commodity, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China reduziu os preços domésticos da gasolina e do óleo diesel para 170 yuans e 160 yuans por tonelada, respectivamente, conforme documento oficial publicado nesta quarta-feira, segundo a agência governamental chinesa.

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USP testa conversão de etanol em hidrogênio e rendimento no abastecimento de veículos

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou, nesta quarta (19/2), o início dos testes para avaliar a taxa de conversão de etanol em hidrogênio, na primeira estação experimental do mundo dedicada à produção de hidrogênio renovável a partir do biocombustível. O posto de abastecimento, localizado na Cidade Universitária, em São Paulo, conta com investimento de R$ 50 milhões, e também servirá como fonte de dados para avaliar os índices de consumo e rendimento do combustível nos veículos, entre eles, três ônibus e dois veículos leves. O governador de São Paulo, Tarcisio Freitas, que participou da inauguração do projeto, disse que o estado tem potencial para produção e exportação de etanol e energia limpa para outros estados e também para o exterior. eldquo;Estamos aproveitando o potencial da cana-de-açúcar para desenvolver soluções que vão transformar e impactar indústrias inteiras, como o transporteerdquo;, disse o governador. A iniciativa é conduzida pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), e faz parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento que conta com a colaboração de grandes empresas e instituições. Entre elas, Shell Brasil, Raízen, Hytron Grupo Neuman eamp; Esser), SENAI CETIQT e a própria USP por meio do RCGI, além da Toyota, Hyundai, Marcopolo e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). eldquo;Estamos promovendo uma revolução na matriz energética ao demonstrar que é possível produzir hidrogênio sustentável a partir do etanol, com grande eficiência logísticaerdquo;, explica Julio Meneghini, diretor científico do RCGI. Proposta da pesquisa A planta-piloto tem capacidade para produzir 100 quilos de hidrogênio por dia. O energético será testado em coletivos de transporte público da USP e nos veículos Toyota Mirai e Hyundai Nexo, ambos movidos a hidrogênio. A tecnologia desenvolvida visa demonstrar a viabilidade do etanol como vetor para a produção de hidrogênio sustentável, aproveitando a infraestrutura já existente no país. Isso porque a produção de hidrogênio dessa planta-piloto ocorre por meio da reforma a vapor do etanol, no próprio posto de abastecimento. Trata-se de um processo químico no qual o etanol reage com água sob altas temperaturas, resultando na liberação de hidrogênio. Segundo os pesquisadores, o método se destaca por sua eficiência e pela possibilidade de reduzir emissões de carbono, uma vez que o CO2 liberado no processo é biogênico, ou seja, pode ser compensado no ciclo do cultivo da cana-de-açúcar. Ganho de escala e novas aplicações O sucesso dos resultados da estação experimental pode abrir caminho para o avanço e ganho de escala na adoção de tecnologias baseadas em células a combustível, por fabricantes de aviões e montadoras de caminhões e ônibus. eldquo;O fomento dessa tecnologia pode trazer benefícios enormes para a indústria brasileira. A disponibilidade de hidrogênio em grande escala é fundamental para permitir avanços em diversas frentes, desde a mobilidade até a produção de fertilizantes sustentáveiserdquo;, destaca Meneghini.

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Preço do etanol hidratado continua avançando devido à baixa oferta

A demanda pelo etanol hidratado esteve baixa ao longo da última semana no mercado spot do Estado de São Paulo, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Com volume expressivo negociado em janeiro, neste momento, as compras de distribuidoras no spot têm ocorrido de forma pontual. Apesar disso, levantamento do Cepea mostra que os preços dos biocombustíveis seguiram praticamente estáveis. A sustentação veio da postura dos vendedores, que, com baixa disponibilidade, estão firmes nos valores pedidos. Entre 10 e 14 de fevereiro, o indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado registrou o preço médio de R$ 2,8541 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), avanço de 0,72% no comparativo ao período anterior. No caso do etanol anidro, o indicador fechou a R$ 3,2604 por litro, pequena queda de 0,85% no mesmo comparativo. Agentes de mercado consultados pelo Cepea acreditam que a comercialização dos biocombustíveis deve voltar a se aquecer na semana que vem, período que antecede o recesso de carnaval.

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