Sindiposto | Notícias

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou nesta segunda-feira, 1º, que, com a conclusão do trem 2 da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, a unidade vai ser capaz de processar 260 mil barris de petróleo por dia quando as obras estiverem concluídas. O lançamento da obra será na terça-feira, 2, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

eldquo;Ampliar essa refinaria é gerar empregos. Hoje temos 5,7 mil trabalhadores contratados, e a expectativa é de que chegue a 15 mil postos de trabalho, além de outras 10 mil que serão contratadas em paradas de manutenção ao longo do quinquênio do nosso Plano de Negócioserdquo;, disse a executiva, ressaltando que a Petrobras vai qualificar trabalhadores pelo programa eldquo;Autonomia e Rendaerdquo;. eldquo;Temos 7,5 mil vagas desse programa para Pernambucoerdquo;, informou em evento online antes de embarcar para Pernambuco.

Magda informou que, do volume total processado, 70% será diesel S-10, menos poluente, e os 30% restantes serão divididos entre gasolina, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e nafta.

O gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia da Petrobras, Flávio Casa Nova, informou que, as obras em andamento na refinaria somam R$ 8 bilhões. O ano de conclusão da obra, segundo o gerente-geral da refinaria, Marcio Maia, é 2029.

Além do segundo trem de processamento de petróleo, a Abreu e Lima vai ganhar uma usina solar fotovoltaica de 12 megawatts (MW) para o abastecimento próprio.

Impacto no Porto de Suape

A ampliação da refinaria vai aumentar também a parceria da Petrobras com o Porto de Suape, disse a CEO. Atualmente, a estatal já é responsável por 81% da movimentação do porto, informou a executiva.

eldquo;Nesse porto (Suape) a gente pode dizer que a Petrobras opera 81% da movimentação. Quando a gente fala em expansão da refinaria, estamos falando da expansão das atividades da Petrobraserdquo;, disse Magda.

Fonte/Veículo: O Estado de São Paulo

Leia também:

article

ANP adota nova forma de divulgação de dados de incidentes

article

Petrobras eleva em 3,8% preço do querosene de aviação em dezembro

A Petrobras elevou em 3,8% preço médio do querosene de aviação (QAV) vendido a distribuidoras a p [...]

Como posso te ajudar?