Rede Ale lança programa de fidelidade com a Livelo

03/09/2020

A rede Ale, distribuidora de combustíveis controlada pela anglo-suíça Glencore, vai colocar na rua na próxima semana um novo programa de fidelidade, voltado ao consumidor final e desenvolvido com a Livelo. A empresa já oferece um programa de recompensas para seus revendedores, o Clube Ale, mas faltava um plano que atendesse ao último elo da cadeia de valor. “O grande desafio era ter um programa que chegasse ao consumidor sem afetar ainda mais as margens da revenda”, contou ao Valor o diretor de Marketing e Varejo da rede, Diego Pires.

Para a Livelo, que exibirá um ícone exclusivo para a distribuidora de combustíveis dentro de seu aplicativo, a parceria, a maior firmada pela empresa de fidelidade neste ano, representa o primeiro passo no dia a dia do consumidor final. “Essa parceria é estratégica para nós”, disse o diretor de Relações Comerciais e Trade Marketing da Livelo, Marcelino Cruz.

Depois dessa parceria, a empresa de fidelidade quer avançar para os segmentos de farmácias, supermercados e varejo pet. Em distribuição de combustíveis, contudo, o modelo desenhado com a Ale garante exclusividade. Inicialmente, o plano era lançar o novo programa de recompensas ainda no primeiro semestre, mas a pandemia de covid-19 empurrou o cronograma para a frente.

Embora as empresas já tenham conduzido testes em cinco postos da rede – em São Paulo, Minas Gerais e Brasília -, o lançamento oficial está marcado para a próxima quarta-feira. Até o fim do ano, a meta é alcançar ao menos 200 postos participantes, entre os cerca de 1,5 mil que compõem a rede. Os primeiros 200 revendedores terão isenção de custo.

Hoje, de fato, o momento é mais favorável à apresentação de quaisquer novidades nos postos de combustíveis do país. Depois da queda de até 80% na demanda em determinadas regiões, assim que foram anunciadas as primeiras medidas de isolamento para conter o avanço da covid-19, as vendas de combustíveis do ciclo Otto (gasolina e etanol) já mostraram recuperação. Em agosto, o tráfego mais forte de veículos nas estradas contribuiu para o aumento da demanda e, mantido o ritmo atual, os volumes poderão voltar aos níveis pré-crise em outubro, quando as aulas serão retomadas em mais cidades.

Por meio do novo programa de fidelidade, o consumidor poderá usar pontos da Livelo nos postos participantes da Ale e trocar por descontos de até 50% nas compras na rede, além de acumular pontos no abastecimento e aquisição de serviços ou produtos na rede, incluindo as unidades de serviços automotivos Ale Express e as lojas de conveniência Entreposto. A cada R$ 3 gastos em abastecimento, serviços ou compras nos postos, o cliente acumula 1 ponto Livelo.

“Quando o consumidor utiliza os pontos, o revendedor receberá o valor cheio, sem considerar o desconto, que é bancado pela coalizão”, explicou Pires. Segundo o executivo, o fato de haver uma coalizão de parceiros é uma das principais vantagens do programa com a Livelo. Além disso, aqueles que já têm o programa de fidelidade não dependerão exclusivamente do consumo em postos da rede para pontuar. Uma das maiores em seu mercado, a Livelo tem mais de 20 milhões de clientes em todo o país, número de parceiros superior a 180 parceiros e oferece mais de 800 mil itens para resgate.

Há cerca de uma década, a Ale chegou a adotar um primeiro programa de fidelidade voltado ao consumidor final, da Dotz. A experiência, contudo, não avançou. Com a chegada da Glencore à gestão da distribuidora de combustíveis, a estratégia foi retomada e a parceria com a Livelo fechada em meados do ano passado. Conforme Pires, o lançamento do programa faz parte de uma estratégia maior de expansão da Ale, que inclui a conversão de 250 postos bandeira branca em 2020 – o plano foi traçado antes da pandemia.

O acúmulo e resgate de pontos serão realizados pelo aplicativo da Livelo, que pode ser baixado na Google Play ou na Apple Store. Também será possível pesquisar os postos participantes do programa que estão mais próximos do consumidor.

Fonte: Valor Econômico