Vendas de etanol hidratado caíram 16,7% no país no primeiro semestre, diz Unica

20/07/2020

As vendas de etanol hidratado no primeiro semestre no país recuaram 16,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, com um total consumido de 8,96 bilhões de litros, conforme dados preliminares da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Os dados consolidados do mês serão divulgados em 31 de julho.

A retração das vendas de etanol foi mais forte do que das vendas totais de combustíveis. O consumo total de combustíveis pela frota de veículos leves no período recuou 12,7%, para 22,72 bilhões de litros em gasolina equivalente.

Apenas em junho, as vendas de etanol hidratado caíram 22,9% na comparação anual, para 1,33 bilhão de litros, enquanto o consumo total de combustíveis recuou 12,6%, para 3,64 bilhões de litros em gasolina equivalente.

Na avaliação de Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, “esse resultado enfatiza a competitividade do etanol nos principais centros consumidores frente a gasolina que possibilitou a manutenção da participação na matriz de combustíveis do ciclo Otto.

No acumulado do ano, a participação do etanol (somando hidratado e anidro, que é misturado obrigatoriamente à gasolina) no ciclo Otto ficou em 47,2%.

Fonte: Valor Econômico