Vendas de gasolina, etanol e diesel seguem em baixa na primeira semana de julho

16/07/2020

As vendas de combustíveisna primeira semana de julho recuaram em todos os mercados na comparação com mesmo período de 2019, com exceção do gás de cozinha.

— Balanço do MME para a semana de 1º a 7 de julho aponta que as vendas de gasolina comum e etanol foram 11,2% e 28,4% menores, respectivamente. A comercialização de diesel B recuou 4,9% no período, sempre em comparação com 2019.

— O mercado de querosene de aviação (QAV) registrou vendas 59,9% menores – uma melhora no início do mês já que a comercialização do combustível registrava quedas superiores a 75% em junho.

— No caso do GLP, o P13 segue em alta, com vendas 6,1% maiores na primeira semana de julho, mas queda de 3,9% nas vendas a granel e P45.

Em um comunicado ao mercado, a BR Distribuidora fez um balanço de junho na comparação com a média do período pré-crise (1º de janeiro a 21 de março): demanda por combustíveis do Ciclo-Otto (etanol e gasolina) foram 12% menores; diesel vendeu 5% mais em junho; e QAV despencou 79% no mês.

— Empresa também voltou a comercializar gasolina de aviação importada. ANP e Anac investigam se há relação entre combustível e problemas apresentados em aeronaves.

Fonte: epbr