Petrobras conclui testes em escala industrial para produção de diesel renovável

15/07/2020

A Petrobras concluiu na última semana testes em escala industrial para a produção de diesel renovável, informou petroleira nesta terça-feira. Os testes foram realizados na refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, onde foram processados 2 milhões de litros de óleo de soja, que resultaram na produção de cerca de 40 milhões de litros de óleo diesel com conteúdo renovável.

Segundo a Petrobras, os testes foram concluídos com sucesso. A empresa acrescentou que o novo combustível traz benefícios ambientais, na medida em que reduz as emissões de gases do efeito estufa e melhora o desempenho dos motores em comparação ao biodiesel.

A estatal destacou que, de acordo com estudos da Associação dos Produtores de Biodesel (Aprobio), o diesel renovável reduz cerca de 70% das emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel mineral (derivado do petróleo) e 15% em relação ao biodiesel, para o mesmo óleo vegetal de origem.

Em comparação com o biodiesel, a utilização do diesel renovável também melhora o desempenho dos motores, evitando problemas como entupimentos de filtros, bombas e bicos injetores. Segundo a Petrobras, o diesel renovável produzido pela companhia não contém glicerina nem contaminantes metálicos, e suas moléculas são iguais às do diesel mineral, podendo ser misturado ao óleo diesel sem restrições.

O diesel renovável depende de regulamentação pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para ser comercializado no Brasil. Os resultados obtidos pela Petrobras serão informados à ANP para contribuir para a regulação do produto.

Fonte: Valor Econômico