Petrobras muda regra para acelerar venda de subsidiárias

26/04/2019

A Petrobras aprovou ontem, em Assembleia Geral Extraordinária de acionistas realizada no Rio, mudança em seu estatuto que permite a venda do controle de subsidiárias apenas coma aprovação do seu Conselho de Administração. Assim, fica dispensado o aval de acionistas. Embora a União, controladora da estatal, tenha apoiado a mudança, detentores de cerca de 25% das ações se posicionaram contra.

O trecho alterado prevê “trazer a competência para a aprovação da alienação do controle do capital social de subsidiárias integrais para o Conselho de Administração”. De acordo coma Petrobras, o objetivo da mudança é agilizar seu processo de venda de ativos. Atualmente, a estatal prevê se desfazer de pelo menos metade de suas refinarias, de parte das ações da BR Distribuidora, de participações em campos de petróleo e da Liquigás (distribuidora de botijões de gás), entre outros. A meta é arrecadar US$ 26,9 bilhões entre 2019 e 2023.

— Vemos com preocupação essa mudança. Em um momento em que se caminha para combatera corrupção, temos medo, já que esse assunto ficará a cargo apenas do Conselho de Administração —disse Gerson Castellar, representante da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

A Petrobras informou que, considerando as vendas de ativos já assinadas, o valor total arrecadado chega a US$ 11,3 bilhões só neste ano. Estão na lista a venda de 90% dar e dede gasodutos TAG para afrancesa Engie, do campo de Tartaruga Verde e do Módulo III do campo de Espadarte, ambos na Bacia de Campos, para a Petronas, e ainda de 34 campos terrestres para a Petro Recôncavo.

Ontem, em café da manhã com jornalistas, o presidente Jair Bolsonar o voltou afalar sobre a venda de ativos da Petrobras. Segundo João Borges, colunista do G1 e da Globo News, Bolsonaro disse: “Vamos trabalhar na privatização das refinarias. Esse é um projeto da Petrobras que já está aprovado eque terás e quência ”.

INVESTIMENTO DE R$ 54,7 BI

Na Assembleia Geral Ordinária (AGO), também realizada ontem nase deda companhia, os acionistas aprovaram o plano da estatal de investir R$ 54,7 bilhões este ano, 10,8% a mais que em 2018.

A Petrobras informou ontem que está tomando medidas legais contra a ocupação por trabalhadores da Monte vide o Gas, distribuidora de gás canalizado na capital do Uruguai que é controlada pela estatal, desde quarta-feira.

A companhia, segundo fontes, pretende deixar o negócio, que é deficitário. A Petrobras enfrenta dificuldades com os sindicatos locais, que acusam a empresa de buscar redução de custos com demissões. A Petrobras afirma que há decisão judicial proibindo a ocupação da unidade.