Mudança no preço do diesel ‘não resolve 100%’ , diz líder dos caminhoneiros

27/03/2019

Uma das lideranças dos transportadores autônomos, o caminhoneiro Wallace Costa da Silva, conhecido como Chorão, disse nesta terça (26) que a mudança na política de preços do diesel é um sinal de que o governo está se mobilizando, mas não resolve todos os problemas da categoria.

Segundo ele, a criação de um mecanismo para segurar a alta do diesel é apenas uma das reivindicações dos caminhoneiros, que estiveram duas vezes com representantes do governo em março — no dia 14 com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e na sexta (22) no Ministério de Infraestrutura, durante o Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas.

De acordo com Silva, a principal preocupação da categoria é com o descumprimento da tabela de fretes implantada em 2018.

“A classe inteira está insatisfeita. Nós temos a lei, mas não temos o comprimento”, diz Silva sobre a falta de fiscalização nas estradas com caminhões que transportam carga abaixo do mínimo estabelecido pela ANTT.

Na reunião com Lorenzoni, Silva afirma ter ouvido do governo que medidas serão tomadas para atender os pleitos.

“Queremos uma medida rápida para aumentar a fiscalização”, diz. “Com relação ao diesel, que está subindo como subia antes [da greve], tem que arrumar um mecanismo para segurar os aumentos”, afirma. Chorão reconhece que a categoria está insatisfeita, mas diz ser contra paralisação neste momento.

Segundo o caminhoneiro, durante as reuniões, representantes do governo afirmaram que o presidente Bolsonaro vai falar sobre as reivindicações da categoria ainda essa semana. “Nessa quinta tem leilão, ele deve falar”, diz. Para ler esta notícia, clique aqui.

Fonte: Folha de S.Paulo