Gasolina cai 0,04% nos postos do Brasil na semana; etanol e diesel sobem, diz ANP

27/10/2018

O preço médio da gasolina nos postos no Brasil teve baixa de 0,04 por cento nesta semana, para 4,723 reais por litro, ante um recorde histórico nominal de 4,725 reais na semana anterior, mostraram dados publicados nesta sexta-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O recuo aconteceu após a Petrobras PETR4.SA realizar no início da semana uma redução de quase 4 por cento no preço médio da gasolina nas suas refinarias. Nos dias seguintes, a empresa manteve os preços.

No acumulado do mês, a gasolina na refinaria da Petrobras registrou queda de mais de 10 por cento.

O repasse dos reajustes da Petrobras aos consumidores depende de distribuidores, revendedores, impostos, além da mistura obrigatória de etanol anidro na composição da gasolina vendida nos postos.

O etanol hidratado, concorrente da gasolina nas bombas, teve média de 2,983 reais por litro, alta de 1,36 por cento em relação à semana anterior, segundos os dados da ANP. O preço médio do diesel, combustível mais consumido do Brasil, atingiu 2,721 reais por litro, alta de 0,24 por cento, na comparação com o período anterior.

No caso do diesel, a Petrobras mantém os preços congelados nas refinarias, devido a adesão ao programa de subvenção ao combustível, do governo federal, lançado em junho.

Fonte: Extra