Ipiranga retoma 2º lugar na lista de distribuidoras de diesel, aponta ANP

18/10/2018

A Ipiranga, do grupo Ultrapar UGPA3.SA>, retomou o segundo lugar na lista das principais distribuidoras de diesel no Brasil, na média do primeiro semestre deste ano, com participação de mercado de 21,13 por cento, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicados nesta quarta-feira.

Na média do primeiro trimestre, a Ipiranga figurava em terceiro lugar, com participação de mercado nas vendas de diesel de 19,75 por cento, atrás da Raízen.

A Raízen –uma joint venture entre Cosan CSAN3.SA> e Shell RDSa.AS>– ficou com participação de 21,05 por cento no primeiro semestre, contra 21,10 por cento no primeiro trimestre.

A BR Distribuidora, da Petrobras PETR4.SA>, segue em primeiro lugar, com participação de mercado nas vendas de diesel de 31,10 por cento na primeira metade do ano, ante 31,07 no primeiro trimestre.

A controlada da Petrobras tinha 31,46 por cento do mercado de distribuição de diesel no primeiro semestre de 2017, enquanto a Ipiranga possuía 21,58 por cento, e a Raízen, 20,41 por cento.

A ANP não divulgou dados isolados do segundo trimestre.

FORNECIMENTO

Já em relação ao fornecimento de diesel no Brasil, a Petrobras ganhou mercado, diante da dificuldade de importadores com o programa de subsídios do governo.

A empresa apareceu com 78,13 por cento no fechamento do primeiro semestre, ante 72,41 por cento no primeiro trimestre.

Empresas importadoras concorrentes da Petrobras têm apresentado dificuldades para importar o diesel, depois que o governo lançou um programa de subsídio do combustível, alegando que os ressarcimentos pagos pelo governo não são suficientes para remunerar suas atividades.

Fonte: Extra